Calor aumenta no Sul do Brasil no final de semana com aproximação de nova frente fria. Veja o que será destaque!

O Sul do Brasil vai registrar tempo firme, predomínio de sol e aumento do calor no final de semana, mas isso pode mudar com a chegada de uma frente fria na semana que vem

fim de semana
Fim de semana será marcado pelo maior predomínio de sol e aumento do calor no Sul do Brasil.

Os primeiros dias de janeiro de 2024 foram marcados pela formação de instabilidades em níveis médios e altos da atmosfera, as quais provocaram algumas pancadas de chuva de maneira irregular no Sul do Brasil. Desde o comecinho do ano até agora, o maior volume registrado aconteceu no litoral de Santa Catarina. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram 110,2 milímetros em Itajaí, em que grande parte deste volume caiu na quarta-feira (03).

Também houve registro de chuvas expressivas em outras cidades da região, inclusive no Rio Grande do Sul e no Paraná como é o caso de Bom Jesus com 88,8 milímetros registrados e Planalto com 54,8 milímetros. Apesar desses acumulados elevados na região, a chuva não atingiu todas as áreas nos últimos dias, e agora, o que deve chamar a atenção é o afastamento dessas instabilidades e o retorno do sol e do calor durante o final de semana.

Após registro de chuvas volumosas no Sul do Brasil com acumulados acima dos 100 milímetros em Santa Catarina segundo dados do INMET, o tempo firme e o calor intenso voltam a se espalhar pela região durante o final de semana.

Nesta sexta-feira (05) a chuva já começa a perder intensidade e principalmente espaço na região Sul do Brasil após as instabilidades associadas a um cavado em níveis médios da atmosfera se afastarem para o oceano. Ainda pode chover até o fim do dia em áreas da metade leste dos três estados, mas isso de maneira rápida, irregular e sem altos volumes de precipitação, ou seja, por enquanto nenhuma grande preocupação.

Algumas trovoadas e ventos de fraca a moderada intensidade podem ser registrados, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná, mas o potencial para temporais expressivos é pequeno.

Tempo firme e calor no final de semana

As instabilidades associadas a este cavado em níveis médios da atmosfera vão se afastar cada vez mais nos próximos dias, o que vai dar espaço para o avanço de uma massa de ar seco e quente sobre a região Sul no final de semana. Este sistema será responsável pelo maior predomínio do sol e do calor nos três estados, tanto no sábado (06) como principalmente no domingo (07).

Primeiro a gente fala de chuva, em que apenas pancadas isoladas, rápidas e sem altos acumulado, podem ser registradas neste sábado entre o litoral norte gaúcho, leste catarinense e leste paranaense. De modo geral, nenhuma grande preocupação. No domingo pouca coisa deve mudar e a maior parte do dia será marcada pelo predomínio de céu claro, ensolarado e sem presença de nebulosidade sobre a região, o que abre margem para o aumento do calor.

Somente no finalzinho do domingo é que o tempo vai começar a mudar de novo em áreas do sul e da campanha gaúcha devido à aproximação de uma nova frente fria. Aliás, é esta condição de pré-frontal que deve aumentar o calor durante o domingo. No período da tarde, a máxima prevista é de 34°C em Porto Alegre, em Santa Maria pode fazer 35°C e em Iraí, no noroeste gaúcho, os termômetros podem alcançar os 36°C.

calor
Aumento de temperaturas será destaque no final de semana no Sul do Brasil devido condição de pré-frontal.

Essa combinação entre calor e umidade pode gerar mudanças bruscas no tempo na noite de domingo, e os temporais podem atingir algumas cidades mais ao sul do Rio Grande do Sul com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo.

Por exemplo, o extremo sul gaúcho com cidades como Santa Vitória do Palmar, Curral Alto, Rio Branco e Arroio Grande, fica na rota dos maiores temporais e maior potencial para a queda de pedras de gelo no final do domingo, ou seja, não se descarta o potencial para eventuais transtornos e prejuízos.

Semana vai começar com avanço de uma frente fria

Com a frente fria chegando na noite de domingo, a previsão é que a segunda-feira (08) amanheça chuvosa na metade sul gaúcha, inclusive com potencial de volumes elevados, mas vale ressaltar que a chuva não será uniforme, ou seja, algumas cidades podem ser atingidas por temporais e maiores acumulados como Uruguaiana, e outras passarão ilesas pelo avanço do sistema frontal.

Já na segunda-feira, instabilidades podem avançar e provocar mudanças no tempo e chuva também em Santa Catarina e no Paraná, e na terça-feira (09) a chuva vai continuar com o avanço do sistema frontal que está interligado a duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no interior do continente na altura do Paraguai e outra afastada no oceano Atlântico.

chuva
Maior volume de chuva está previsto para o sul e oeste gaúcho, mas acumulados não devem passar dos 70mm até meados da próxima semana.

Aliás, na quarta-feira (10) a tendência é que esse ramo da frente fria ligada à baixa pressão atmosférica oceânica se afaste da região Sul do Brasil, mas a chuva por enquanto não dará trégua, isso porque a área de baixa pressão atmosférica no interior do continente vai persistir e será suficiente para manter as pancadas de chuva. De modo geral, até meados da próxima semana, novas chuvas e novos temporais são esperados no Sul do Brasil, mas isso de maneira irregular, mal distribuída e com volumes que não devem passar dos 70 milímetros.