Até quando vão as chuvas no Sudeste e no centro-norte do Brasil?

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuva intensa e transtornos em várias localidades do Sudeste e da Bahia. Até quando vai esse sistema e há previsão de mais chuva?

alerta chuvas sudeste centro-oeste nordeste
ZCAS chega ao seu fim no fim desta semana! Mas ainda há previsão de chuvas para boa parte do Brasil até o fim do ano!

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuvas intensas e transtornos em várias localidades de Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Além, dessa áreas, a precipitação mais volumosa também vem ocorrendo no norte do Mato Grosso, de Goiás e nos estados do Tocantins, do Pará, do Amazonas, de Rondônia e do Acre.

Até quando a ZCAS irá persistir? Após o fim desse sistema, há previsão de mais chuva para o centro-norte do Brasil?

A ZCAS persiste até o fim da semana

Com a formação de uma um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste neste quarta-feira (21), houve um reforço da ZCAS com aumento das chuvas no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na metade norte de Minas Gerais e entre o sul e oeste da Bahia e as regiões Centro-Oeste e Norte.

Até o fim da semana, devido à atuação da frente fria associada ao ciclone extratropical, a ZCAS continua. No entanto, o sistema frontal se desloca para norte e contribui para o aumento das chuvas e para uma maior abrangência da precipitação de moderada a forte intensidade em praticamente toda a Região Nordeste, Região Norte, norte do Centro-Oeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O ápice das chuvas acontece na sexta-feira (23), quando são esperadas as chuvas mais intensas, os maiores acumulados e o potencial para alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

No Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul de Bahia, os acumuladas até a sexta-feira podem chegar aos 170 mm.

No Sudeste, as chuvas reduzem no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, mas ainda há previsão de chuva de fraca intensidade e para a possibilidade de pancadas isoladas entre o meio e o fim da tarde. A atenção continua para Minas Gerais e o Espírito Santo, onde ainda há previsão de muita chuva no centro-norte e região da Zona da Mata em Minas Gerais e na porção norte do território capixaba.

Chuvas continuam mesmo com o fim da ZCAS

Com o afastamento da frente fria e a aproximação de uma nova frente fria na Região Sul, a ZCAS perde intensidade e as chuvas passam a atuar de forma mais desorganizada.

No fim de semana de Natal, a formação de uma região de cavado contribui ainda para chuvas mais intensas durante o sábado (24), com alertas de temporais e precipitação volumosa para o Espírito Santo, o centro-norte e leste de Minas Gerais, com pancadas previstas para a região de Belo Horizonte, para praticamente todo o Nordeste, com exceção para a porção leste entre Salvador e Natal, para a metade norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, o estado do Mato Grosso, o norte do Mato Grosso do Sul e praticamente toda a Região Norte, com exceção do norte do Amazonas e do estado de Roraima.

No domingo (25), a previsão é de chuvas muito isoladas que ainda atingem as regiões de alerta no dia anterior, mas com menor potencial para transtornos.

O destaque fica para a Região Sudeste, onde as instabilidades se formam mais para sul, provocando pancadas e temporais no no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, com maior risco para a região serrana, e de forma mais isolada no norte e leste de São Paulo.

Depois do Natal, uma semana sem trégua nas chuvas

Uma frente fria avança no início da última semana do ano pela Região Sul e chega ao Sudeste na terça-feira (27) se mantendo durante toda a semana entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

chuvas no Sudeste
Anomalia de precipitação para a última semana do ano segundo o modelo ECMWF.

O sistema contribui para o retorno das chuvas em toda as regiões do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, além da manutenção do tempo instável sobre o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, sobre o sul de Goiás e em todo o estado do Mato Grosso.

A boa notícia é que as chuvas diminuem nas demais regiões mineiras, no Espírito Santo, no centro-norte de Goiás, no Nordeste e na Região Norte.