Qual a tendência da previsão do tempo para o fim de semana do Natal?

Aqui contamos quais as primeiras impressões para o fim de semana do Natal para todo o Brasil. Apesar das chuvas em boa parte do país, há regiões com previsão de tempo mais firme!

o tempo no Natal
ZCAS ainda deve influenciar o tempo no Brasil no fim de semana do Natal. No entanto, o tempo firme predomina em algumas regiões.

Nos últimos dias uma Zona de Convergência do Atlântico Sul se formou e vem contribuindo para muita chuva no centro-norte do Brasil, com ocorrência de alagamentos, inundações e pequenos deslizamentos de terra até o momento na Região Sudeste. Muita chuva tem ocorrido na Bahia, no norte do Centro-Oeste e na Região Norte, mas sem relatos ou registros de consequências.

Já no Sul, o leste da Região vem recebendo neste início da semana chuvas de fraca a moderada intensidade, que ocorrem de forma persistente e vem contribuindo ainda para alagamentos.

As chuvas nessas áreas persistem até pelo menos o meio da semana em algumas áreas, mantendo o potencial para transtornos, como a Meteored já publicou e alertou. Muita atenção aos viajantes durante os dias de chuva.

No fim de semana do Natal, a tendência ainda mostra muita chuva pelo país, mas há regiões onde o padrão já é outro. Confira a seguir as primeiras impressões dos dias 24 e 25 de dezembro para todas as regiões.

Região Sul

As chuvas na região reduzem a partir da próxima quarta-feira (21) e uma condição pré-frontal começa a se estabelecer. Assim, no sábado (24), uma frente fria que atua no Uruguai tenta avançar em direção ao Rio Grande do Sul e enfrenta muita dificuldade, não conseguindo atuar de forma efetiva.

Os eventos de chuva não trazem potencial para grandes transtornos. O tempo firme predomina em boa parte do Sul com temperaturas em elevação.

O tempo firme predomina em toda a Região Sul, com maior nebulosidade no leste do Paraná e de Santa Catarina, com previsão de chuva fraca e chuvisco somente nas primeiras horas da manhã. No Rio Grande do Sul, alerta de pancadas e risco de temporais somente no extremo oeste e na porção oeste da Campanha, com tempo firme e ensolarado no restante do território gaúcho.

No domingo (25), a frente fria se encontra no oceano, mas uma baixa pressão se forma entre o Uruguai e a Argentina. Assim, pela manhã, pancadas isoladas ocorrem entre o Oeste e a Campanha no Rio Grande do Sul. A partir da tarde, pancadas de forte intensidade e temporais no Oeste, Missões e Campanha no território gaúcho.

Nas demais áreas e nos estados de Santa Catarina e do Paraná, não há previsão de chuva forte. No entanto, no leste catarinense e paranaense, o tempo fica nublado, com possibilidade de chuvisco no início do dia, devido à atuação dos ventos de leste/nordeste. Não há potencial para chuvas intensas.

Região Sudeste

A porção norte da Região Sudeste ainda estará sob influência da ZCAS. Assim, tanto no dia 24 quanto no dia 25, o tempo fica nublado e chuvoso no norte e região da Zona da Mata de Minas Gerais, bem como no Espírito Santo. No norte capixaba, há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade e risco para transtornos.

alerta chuva
Noite de Natal com alerta de chuva intensa no norte do Espírito Santo.

Nas demais áreas da Região, o tempo fica nublado, com surgimento do sol entre muitas nuvens e potencial de pancadas isoladas no período da tarde na porção central e sul de Minas Gerais e nas regiões mineiras de divisa com Goiás.

No estado de São Paulo, o tempo firme predomina ao longo do fim de semana, com céu mais nublado em toda a faixa leste, onde há possibilidade de pancadas de curta duração na região do Vale do Paraíba.

No Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens, com possibilidade de chuvisco, na região serrana. Será um fim de semana tranquilo, sem extremos de precipitação ou de temperatura.

Região Centro-Oeste

Centro-Oeste com pouca variação nas condições do tempo durante o fim de semana do Natal. ZCAS contribui para o tempo chuvoso no centro-norte de Goiás e principalmente na metade norte do Mato Grosso, principalmente a partir do início da tarde. Há elevado potencial para transtornos em virtude das chuvas intensas.

Nas demais áreas da região, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de até forte intensidade e temporais no restante do estado do Mato Grosso, no norte e oeste do Mato Grosso do Sul e nas demais áreas do estado de Goiás.

No domingo (25), há uma pequena mudança com as instabilidades perdendo um pouco mais de força e se espalhando, chegando a provocar pancadas também no sul do Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

No Nordeste a ZCAS também exerce forte influência, principalmente no estado da Bahia e na porção central da Região.

Durante todo o fim de semana do Natal, o tempo fica nublado e chuvoso em praticamente todo o território baiano e na porção entre o oeste de Pernambuco, da Paraíba e o centro-sul do estado do Maranhão e do Piauí. Há potencial para chuvas intensas e temporais nessas áreas, com maiores acumulados previstos para o sul e oeste da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí.

alerta chuva Nordeste
Na tarde do dia 24, as chuvas ocorrem com maior intensidade e se espalham pelo Nordeste. Alerta de chuvas intensas e temporais para o interior da Região e para o leste e sul da Bahia.

Na região de Salvador, há alerta de chuva forte e volumosa a partir da tarde de sábado (24). No domingo (25), o tempo fica mais firme, com sol aparecendo entre nuvens.

No Maranhão, Piauí e no Ceará, temporais e pancadas isoladas de forte intensidade podem ocorrer a partir da tarde em todas as regiões desses estados na véspera de Natal. Já no domingo (25), esse potencial diminui bastante, com chuvas concentradas mesmo na porção sul.

Na faixa leste do Nordeste, entre o nordeste da Bahia e o estado do Rio Grande do Norte, o tempo firme predomina ao longo do fim de semana, com aumento da nebulosidade a partir da tarde, mas sem encobrir o sol ou provocar chuva.

Região Norte

No Norte o fim de semana de Natal será marcado por muita chuva em praticamente toda a Região. Previsão de chuva ao longo de todo o dia, alternando de intensidade podendo ocorrer de forma intensa e volumosa no período da tarde desde o oeste do Amazonas e no Acre até o Tocantins, passando por toda a metade sul e leste do Amazonas e todo o estado do Pará.

As chuvas mais intensas ocorrem na véspera de Natal e os maiores acumulados estão previstos para Rondônia, o sul do Amazonas, do Pará e para o estado do Tocantins. Em Roraima, o tempo firme predomina.