Alertas de muito calor no Centro-Sul e de temporais em parte do Sul

Nos próximos dias as temperaturas sofrem grande elevação e há expectativa para um evento tão intenso quanto o que ocorreu no início deste mês. Frente fria contribui para o retorno dos temporais na Região Sul.

onda de calor e temporais
Temperaturas nos próximos dias aumentam bastante no Centro-Sul do país com máximas chegando próximas do 40°C. Temporais deixam em alerta a Região Sul

Desde meados desta semana, após o afastamento da frente fria, que vinha contribuindo para chuvas expressivas no leste do Sudeste e pancadas isoladas no Brasil Central, o tempo seco e quente voltou a predominar, devido ao reforço de uma massa de ar seco e da atuação do escoamento de norte no Centro-Sul do país.

Nos próximos dias essa condição é potencializada devido a atuação de um cavado que evolui para um ciclone extratropical ao longo do fim de semana, proporcionando também temporais em parte da Região Sul.

Alerta e destaque para o fim de semana

No sábado (26), temporais ocorrem a partir do fim da manhã no sul do Rio Grande do Sul e na região da Campanha, devido à atuação de uma região de cavado que atingem o Uruguai com força, provocando chuvas torrenciais e forte rajadas de vento. No período da tarde o sistema consegue se deslocar um pouco mais para o norte potencializando as chuvas nas mesmas regiões do território gaúcho, se estendendo pela noite.

No restante do país, previsão de chuvas somente para o estado do Amazonas, Roraima, porção central do Pará e norte dos estado de Rondônia e do Mato Grosso, que ocorrem na forma de pancadas isoladas de forte intensidade no período da tarde.

No entanto, o destaque fica para o tempo seco e, principalmente, para a elevação das temperaturas na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde o empoçamento do ar quente ocorre devido ao escoamento de norte.

Na madrugada de domingo (27), o cavado se associa à uma baixa pressão mais ao sul do Uruguai, dando origem à um ciclone extratropical e sua frente fria associada. O sistema já atua no Rio Grande do Sul e temporais são esperados no Oeste, Campanha e Sul do estado.

A partir do início da tarde, as chuvas intensas se espalham pela região Central e o Noroeste, avançando ao longo do período e atingindo a região metropolitana de Porto Alegre em meados da manhã. No início da tarde os temporais passam a ocorrer também no norte gaúcho e no extremo oeste de Santa Catarina, porém de forma mais isolada.

No deslocamento do sistema, além das chuvas intensa, há alerta para ventos muito intensos que trazem forte potencial destrutivo, com rajadas que podem passar dos 100 km/h.

A partir do fim do dia, as instabilidades voltam a ganhar força e novos episódios extremos de chuva e vento podem atingem o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, se espalhando para o sudoeste do Paraná durante a noite.

No restante do país, as pancadas isoladas se mantêm para o noroeste e oeste da Região Norte. No entanto, o destaque volta a ser as altas temperaturas, que sofrem elevação em relação ao dia anterior devido à manutenção da condição pré-frontal. As máximas atingem e ultrapassam facilmente os 30°C em boa parte do Centro-Sul, com potencial para próximo dos 40°C no Mato Grosso do Sul e no oeste paulista.