Alertas de chuvas volumosas e de tempo severo no Sudeste e Centro-Oeste

Nova frente fria que avança pela Região Sul, chega ao Sudeste e contribui para a organização da umidade no Brasil Central. Nos próximos dias, pancadas de até forte intensidade e temporais voltam a atingir boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste.

alerta de chuvas volumosas e temporais
Chuvas volumosas e temporais volta a ocorrer no Sudeste e Centro-Oeste e há potencial para transtornos, principalmente nos estado do Sudeste.

Uma frente fria vem atuando na Região Sul e contribuindo para chuvas predominantemente de fraca a moderada intensidade e com força no Rio Grande do Sul. Também contribui para a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul.

O sistema avança nos próximos dias, de forma mais costeira até o Sudeste, contribuindo para a organização das chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste e para o potencial de eventos intensos e temporais. Os maiores acumulados até o fim da semana ocorrem no Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata em Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e no estado do Mato Grosso.

Alertas e destaques para a quarta-feira

Já na terça-feira (22), as chuvas já se espalharam pelo Brasil Central, mas de forma muito desorganizada. Já a partir da madrugada da quarta-feira (23), as instabilidades passam a se espalhar mais pelo país.

Não se descarta o potencial para ocorrência de granizo nos eventos de precipitação do período da tarde.

A partir da tarde, alerta de temporais e chuvas intensas em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no estado de Goiás, no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul e na metade leste do Mato Grosso. As regiões com maior probabilidade para transtornos se concentram no leste e norte paulista, no Triângulo Mineiro e em Goiás.

alerta de temporais.
Pancadas e temporais se espalham pela porção central do país e leste da Região Sul na tarde de quarta-feira.

No período da noite, chuvas de forte intensidade ainda podem acontecer na porção central e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e no sudeste do Mato Grosso.

Alertas e destaques para a quinta-feira

Na quinta-feira (24), a frente fria atua de forma costeira no Sudeste e deixa o tempo nublado e chuvoso no leste e nordeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, na Zona da Mata, no Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

Há potencial de chuvas de moderada a forte pela manhã no litoral norte paulista, no território fluminense e na região do Triângulo Mineiro.

previsão do tempo chuva rio de janeiro são paulo
Chuvas de moderada a forte intensidade já podem ocorrer na manhã de quinta-feira.

A partir do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham levando potencial para eventos intensos de precipitação e de temporais. Alerta para o risco de transtornos no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás e na metade norte do Mato Grosso. Não se descarta a ocorrência de granizo.

alerta de temporais
Alerta de temporais e chuvas intensas no período da tarde sobre boa parte do Sudeste e na porção norte do Centro-Oeste.

No período da noite, as chuvas continuam intensas e com potencial para transtornos ainda no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Goiás.

Alertas e destaques para a sexta-feira

Na sexta-feira (25), uma baixa pressão se forma próximo à costa do Sudeste, o que mantém o potencial para eventos intensos de precipitação.

Chuvas intensas continuam pela madrugada no Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo, norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Eventos intensos de precipitação nesta semana potencializam os transtornos nas regiões de topografia mais acidentadas como na região serrana do Rio de Janeiro.

Pela manhã, mais alertas de chuva volumosas, mas agora restrito ao norte do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e à Zona da Mata de Minas Gerais. No norte mineiro e de Goiás, há potencial para pancadas de moderada a forte intensidade. No estado de São Paulo, há previsão de chuva apenas para a faixa leste, que ocorre com fraca intensidade.

No período da tarde, há manutenção do potencial das chuvas intensas no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Além disso, instabilidades levam risco para temporais na porção central, norte e sul de Minas Gerais, no leste e nordeste de São Paulo, na metade norte de Goiás e no norte do Mato Grosso.

As chuvas de moderada a forte intensidade continuam no período da noite, aumentando na porção litorânea de São Paulo e se tornando mais irregular nas demais áreas no Sudeste e do Centro-Oeste, mas mantendo o potencial para transtornos.