Tempo severo: alerta de chuvas torrenciais nas regiões S, CO e SE

Nessa semana uma frente fria avança leva riscos de temporais e chuvas volumosas para boa parte do Brasil. Há riscos para transtornos por rajadas de vento, alagamentos e inundações.

Frente fria traz potencial para ocorrência de granizo, fortes rajadas de vento, alagamentos e inundações em boa parte do país.

A frente fria que passou a atuar na última sexta-feira (22) provocou chuvas volumosas em média de 30 a 70 mm no Brasil Central, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. A presença desse sistema também contribuiu para o aumento das chuvas no Nordeste e, mesmo com o seu afastamento, o início da semana será de bastante chuva no oeste e leste da Bahia e nos estado do Maranhão e do Piauí.

Na noite desta segunda-feira (25), uma região de cavado, que se trata de uma extensão de uma região de baixa pressão, passa a provocar chuvas intensas no extremo oeste do Rio Grande do Sul, norte do Uruguai e leste da Argentina. O risco de temporais se estende ao longo da madrugada para as demais áreas do Oeste, Centro e Campanha.

Alertas de tempo severo

Na terça-feira (26), a intensificação do cavado sobre o Rio Grande do Sul traz alertas de chuvas volumosas, fortes rajadas de vento e queda de granizo já pela manhã no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. A partir do fim do período as instabilidades passam a atingir o norte do estado e no início da tarde chegam à região metropolitana de Porto Alegre, com risco para transtornos em todo o estado durante a noite.

Nos demais estados da Região Sul, temporais isolados ocorrem por vota do meio da tarde no meio-oeste catarinense, norte, centro e sul do Paraná. A partir do fim da tarde, chuvas torrenciais atingem o sul e oeste desses estados e passam ocorrer nas demais regiões ao longo da noite. Há potencial para fortes rajadas de ventos, queda de granizo, alagamentos e inundações.

No restante do país alerta de temporais e chuvas volumosas para todo o estado de Goiás, metade leste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, estado do Tocantins, oeste da Bahia, leste do Pará e na metade sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Na quarta-feira (27), a região de cavado já evoluiu para uma frente fria que se encontra entra os estado do Paraná e de São Paulo. Alerta de chuvas intensas e transtornos pela manhã no norte, centro e leste do Paraná, norte de Santa Catarina, no o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, oeste e centro-sul de São Paulo. Para a capital paulista, alerta a partir do fim da manhã. No restante do dia, o risco para transtornos se mantém para essas localidades, ainda mais pelo fato de que as chuvas ganham intensidade, e se estende para o Triângulo Mineiro na parte da tarde e para o Rio de Janeiro no início da noite.

Na quinta-feira (28), o sistema continua atuante sobre o Rio de Janeiro, deixando o dia chuvoso no estado, Centro-Sul e oeste de Minas Gerais, leste e norte de São Paulo, no estado de Goiás, norte e leste do Mato Grosso, oeste da Bahia e no Tocantins. Na parte da tarde, alertas de chuva forte para essas localidades e para o oeste paulista e metade norte do Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (29), mesmo com o afastamento do sistema frontal, uma região de baixa pressão se forma próximo a costa do Sudeste mantendo o tempo instável no Brasil Central. Alerta de chuvas intensas com potencial para alagamento e inundações já pela manhã em Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, norte de São Paulo, metade sul de Goiás, e norte do Mato Grosso do Sul. Na parte da tarde, os alertas de tempo severo se estendem para todo o Centro-Oeste, sul e oeste da Bahia, para o Tocantins e estado do Maranhão e do Piauí.