Sirene de alerta é acionada em São Sebastião após fortes chuvas. Há risco de novas tempestades para o Sudeste!

Sirene de alerta para deslizamentos assustam moradores do Vale do Paraíba Paulista após as fortes chuvas da última terça-feira. Há previsão de novas tempestades no Sudeste do país?

Chuva forte
Sirenes de alaerta são acionadas em São Sebastião devido ao risco de deslizamentos na cidade. Foto: Rubens Cavallari.

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Sebastião, na porção norte do estado de São Paulo, fizeram com que a sirene de alerta para deslizamentos fosse acionada nesta terça-feira (20). De acordo com a Defesa Civil do município, em 1 hora choveu cerca de 74 mm.

No alerta emitido pelos alto-falantes e sirenes de São Sebastião, a orientação era para evacuação em massa dos moradores pois há risco de deslizamentos nessa área.

Após o disparo da sirene, o abrigo emergencial foi aberto para os moradores na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy. A região da Vila Sahy e de Juquehy, ambos na porção sul do município, estão entre os locais mais afetados pela chuva desta terça-feira (20). Em vídeos gravados pelos moradores é possível ouvir a sirene tocando e orientando as pessoas a se abrigarem em locais seguros, devido ao risco de novos deslizamentos no bairro.

Um fato peculiar é que a situação ocorre 1 ano após o temporal histórico que deixou 64 mortos na cidade de São Sebastião. Há cerca de 2 meses, a prefeitura do município iniciou uma śerie de obras na Vila Sahy para proteger a região de novos deslizamentos. Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), haviam cerca de 2.152 imóveis distribuídos em 21 áreas de risco na cidade.

Risco de novas tempestades no Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade com grau de severidade de perigo, ou seja, com risco significativo para uma área na qual está incluído o município de São Sebastião. O alerta é válido até às 3h desta quinta-feira (22).

Aviso de Tempestade com grau de severidade de perigo para Campinas, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Sul/Sudoeste de Minas.

A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a atuação da Alta da Bolívia organizam condições meteorológicas favoráveis para configuração de um corredor de umidade, que flui pelo centro do país e ocasiona formação de tempestades de até forte intensidade na região Sudeste. Entre a noite desta quarta-feira (21) e a madrugada de quinta-feira (22), a previsão é de chuvas intensas no sul do estado de Minas Gerais e pontualmente no interior de São Paulo.

Chuva no Sudeste
Mapa de chuva na tarde de quinta-feira (22).

Para o município de São Sebastião, a previsão é de céu nublado com ocorrência de chuva, mas de intensidade fraca, nesta noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

A partir de quinta-feira, as chuvas se espalham pelo estado de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e litoral de São Paulo. No decorrer da tarde, as chuvas se intensificam no sul fluminense do Rio de Janeiro, região metropolitana de São Paulo e de maneira pontual no interior do estado paulista. Já a partir da noite, as chuvas tendem a perder intensidade e se dissipam, ou seja, a possibilidade de pancadas de chuva é mais baixa.

Chuva acumulada
Acumulado de precipitação até o final da sexta-feira (23).

Na manhã de sexta-feira (20), não há previsão de grandes acumulados de precipitação, mas a partir da tarde, as fortes chuvas podem atingir praticamente todo o Sudeste, principalmente na porção sul do estado do Rio de Janeiro e na porção central de Minas Gerais. Até a sexta-feira, o acumulado de precipitação pode superar os 150 mm, especialmente em Minas Gerais, onde se formarão as chuvas mais intensas.