Alerta de tempestades e muita chuva no centro-norte do Brasil. Sudeste e Centro-Oeste recebem os maiores acumulados

Tempestade Tropical Akará não atingirá o Sudeste e muito menos o Centro-Oeste, mas mesmo assim tempestades fortes se formarão nestas regiões ao longo dos próximos dias. Confira os sistemas atuantes.

A presença de um ciclone próximo à costa das regiões Sudeste e Sul criou uma tendência de se associar todos os eventos meteorológicos que acontecem no Brasil com este sistema incomum. No entanto, a partir de agora, as chuvas que acontecem no centro-norte do país não estão mais associadas diretamente ao ciclone.

O sistema, que se localiza no Oceano Atlântico, foi oficialmente classificado como “Tempestade Tropical Akará devido à sua intensificação. Ao longo dos próximos dias, ele deve seguir se deslocando em direção sul, mas sua trajetória se mantém afastada do continente, sem riscos de atingir a costa e causar transtornos.

A “Tempestade Tropical Akara” deve seguir se deslocando em direção sul.
A “Tempestade Tropical Akará” deve seguir se deslocando em direção sul, mas sua trajetória se mantém afastada do continente, sem riscos de atingir a costa e causar transtornos.

No Sudeste e no Centro-Oeste, outros fenômenos organizam as condições meteorológicas atuais e influenciam o tempo:

  • Alta da Bolívia - Sistema caracterizado por uma circulação no sentido anti-horário em altos níveis da atmosfera, que ocasiona convergência nos níveis mais baixos da atmosfera e favorece a formação de tempestades;
  • Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - Sistema que atua de maneira oposta à Alta da Bolívia, com circulação no sentido horário; porém que ocasiona instabilidade e tempestades não no seu centro, mas ao seu redor.

O resultado desses sistemas de circulação atmosférica é a formação de um rio atmosférico, ou corredor de umidade, que flui pelo centro do país e, junto à instabilidade, ocasiona a formação de tempestades intensas.

Tempestades se formam em todo o Sudeste e boa parte do Centro-Oeste nessa semana

Nesta segunda-feira (19), há possibilidade de pancadas de chuva em praticamente todo o Sudeste - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Chuvas também podem se formar em boa parte do Centro-Oeste - Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Em algumas regiões ao oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a possibilidade de pancadas de chuva é mais baixa e o tempo firme predomina. Ainda assim, a possibilidade não é nula, e chuvas rápidas podem se formar especialmente durante a tarde e a noite.

Vale notar que, por hora, não há previsão de configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) capaz de sustentar chuvas pronunciadas por um tempo muito longo.

Entre terça-feira (20) e quarta-feira (21), a situação se mantém similar e tempestades podem atingir praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, com pancadas se formando em menor intensidade ao oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ao total, até quarta, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 150 mm especialmente em Minas Gerais e em Goiás, onde se formarão as chuvas mais intensas.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira (21).
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira (21) mostra que os valores podem exceder os 150 mm especialmente em pontos de Minas Gerais e Goiás.

Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva intensa, com acumulados de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

EM RESUMO, embora não estejam associadas ao ciclone Akara, tempestades podem atingir praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste nos próximos dias, especialmente durante a tarde e a noite.

Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante os próximos dias e descobrir se haverá tempestades severas, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.