Natal com alertas no Sudeste: chuva destruiu decoração natalina em Minas Gerais e novos transtornos podem acontecer

A chuva voltou a ganhar intensidade no Sudeste nos últimos dias e alertas devem persistir durante o Natal. Veja quais alertas e quais partes da região serão mais afetadas.

chuva
Chuva destrói decoração natalina e de festa em MG — Foto: Defesa Civil

A primavera foi marcada por chuvas irregulares e muito calor no Sudeste devido à atuação do fenômeno El Niño que ganhou intensidade nos últimos meses. O maior predomínio de dias secos e ensolarados resultou em calor extremo e recordes de temperaturas na região, principalmente no norte de Minas Gerais, temperaturas que inclusive, jamais haviam sido registradas.

Entretanto, chuvas irregulares e abaixo da média não é o mesmo que não chover nada. Alguns eventos de chuva foram registrados na região, e até mesmo com forte intensidade, ou seja, as famosas tempestades de primavera aconteceram e geraram transtornos, estragos e prejuízos nos quatro estados do Sudeste. Tanto São Paulo, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais foram afetados por chuvas fortes, aliás, isso tem acontecido nos últimos dias, o que trouxe preocupações quanto às festividades de fim de ano.

No começo desta semana, uma chuva forte destruiu a decoração natalina da festa de Congada na cidade de Pratápolis, no estado de Minas Gerais. A tempestade derrubou árvores e gerou queda de energia.

Segundo relatos do coordenador da Defesa Civil de Pratápolis, Vinícius Augusto Ribeiro Borges, o temporal foi muito intenso, com vento muito forte e praticamente 80% da decoração natalina que já estava pronta para a festa de Congada que vai acontecer do dia 25 até o dia 31 de dezembro, foi danificada. Apesar dos estragos e prejuízos, a festa vai acontecer normalmente na cidade, já que toda a estrutura e decoração está sendo refeita para receber os visitantes.

Verão começa com chuva no Sudeste

O verão começou nesta sexta-feira (22) com chuvas concentradas sobre o Sudeste devido ao avanço de uma frente fria e o suporte de outras instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Com essa frente fria formada, um corredor de umidade se instalou e a chuva tem atravessado o Brasil Central em forma de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo, o que tem gerado preocupações com o Natal cada vez mais próximo.

Neste sábado (23) a previsão é de chuvas sobre a maior parte do Sudeste e existem alertas para chuva forte e volumosa em alguns pontos da região. As áreas mais afetadas serão o leste da região, desde São Paulo até o Espírito Santo, e também o interior como é o caso do Triângulo Mineiro. Há potencial para volumes significativos, além de vendaval, descargas elétricas e eventual queda de granizo, especialmente nos arredores de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio, e nos arredores de Teófilo Otoni, em Minas.

No domingo (24), véspera de Natal, a atenção deve ser redobrada em algumas partes do Sudeste, onde a chance de temporais é maior, mesmo que o volume de precipitação em si não seja tão elevado. Por conta da combinação entre calor e umidade gerada pela presença da frente fria e outras instabilidades no alto da atmosfera, o risco para temporais no começo da tarde do domingo é alto no estado do Rio de Janeiro. Existe uma faixa de maior potencial para queda de granizo desde a cidade de Paracambi até Silva Jardim, passando por Petrópolis, Magé e Itaboraí.

raios
Alerta para grande concentração de descargas elétricas na tarde de véspera de Natal sobre Minas Gerais.

Já no final da tarde, a previsão é de temporais concentrados no leste e norte de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo, também não se descartando o potencial para transtornos e prejuízos em algumas cidades como Ipatinga, Guanhães, Governador Valares, Cachoeiro de Itapemirim, Aimorés, Pescador e Teófilo Otoni.

Na segunda-feira (25) de Natal ainda tem previsão de chuvas sobre o Sudeste, mas a última frente fria começa a perder força e se afastar, o que vai gerar uma pequena trégua dos temporais entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Porém, com a aproximação já de um novo sistema frontal, o estado de São Paulo entra em alerta para possibilidade de chuva forte, em que o risco de temporais com queda de granizo é maior em cidades próximas da divisa com o Paraná.