Alerta de temporais ainda para o SE e retorno das chuvas para o Sul

Nos próximos dias as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Sul, com alerta de temporais para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Um sistema de baixa pressão favorece a ocorrência de chuvas intensas em toda a Região Sul.

alerta; tempo severo; chuvas no Sul; Sudeste
Sistema de baixa pressão proporciona o retorno das chuvas intensas para toda a Região Sul. Temporais ainda deixam alerta a Região Sudeste.

No início desta semana, as chuvas voltam a se concentrar mais no Centro-Sul do país, mantendo o potencial para transtornos por conta de temporais nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para o Sul o destaque fica para a atuação de um sistema de baixa pressão que proporciona o retorno das chuvas para toda a Região, onde também há alerta para a ocorrência de temporais.

Alertas e destaques para a segunda-feira

Na segunda-feira (04), o dia começa com bastante nebulosidade em boa parte do país e núcleos de chuva de moderada a forte intensidade no oeste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, centro-norte e oeste de Minas Gerais e na região do MATOPIBA. Centro-oeste de São Paulo e boa parte da Região Sul, o dia começa ensolarado, com exceção para o centro-leste de Santa Catarina e o leste do Paraná, onde a condição do tempo é nublada.

Mas é por volta de meados da tarde, quando ocorrem os principais destaques do dia. Semelhante aos dias anteriores, há alerta para temporais isolados em toda a Região Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com exceção do oeste paulista e regiões próximas ao Paraná, onde a nebulosidade aumenta, mas a chance de chuva é baixa. Na Região Sul, pancadas isoladas, sem potencial para transtornos, ocorrem no leste de Santa Catarina e do Paraná e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Alertas e destaques para a terça-feira

Na terça-feira (05), bastante nebulosidade pela manhã em praticamente todo o país, com destaque para o Sul, onde um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, contribui para o desenvolvimento de instabilidades e chuvas de moderada a forte intensidade na metade oeste do Rio Grande do Sul e oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Metade sul do Mato Grosso do Sul, também tem previsão de chuvas moderadas já pela manhã. No Sudeste, há pequena chance para chuvas isoladas em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais.

A partir da terça-feira as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas no Centro-Sul do país, principalmente para o estado do Mato Grosso do Sul e Região Sul, devido à atuação de um sistema de baixa pressão.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham e ganham intensidade, no entanto, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas em praticamente toda a Região Sul, podendo ocorrer na forma de temporais. As chuvas mais intensas atingem o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná, estendendo para todo o estado do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, pancadas isoladas ainda estão previstas, mas sem potencial destrutivo.

Alertas e destaques para a quarta-feira

Na madrugada de quarta-feira (06), já há alerta de tempo severo devido ao deslocamento da baixa pressão em direção ao oeste da Região Sul. Alerta de temporais e chuvas intensas na regiões Central, Campanha, Oeste e Missões do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná e sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Ao longo da manhã, o sistema se desloca para sudeste, atuando sobre a Região Sul. Chuvas intensas passam a ocorrer no em todo o território gaúcho, oeste catarinense, oeste e norte paranaenses, bem como em toda a metade sul do Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande.

No decorrer da tarde, as chuvas de moderada à forte intensidade ocorrem em praticamente toda a Região Sul, com exceção para o oeste gaúcho, onde o tempo fica firme. Alerta de tempo severo, com grandes chances de provocarem transtornos na região Central, da Serra e metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, sendo na capital gaúcha, com continuidade das chuvas de moderada a forte intensidade no período da noite.

Com o deslocamento do sistema de baixa pressão, cavados estimulam o desenvolvimento de instabilidades no Mato Grosso e, principalmente, no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e centro-sul de Minas Gerais, com a inclusão da capital Belo Horizonte, e no Rio de Janeiro, podendo provocar temporais.