Alerta de muita chuva e volume de até 300 mm entre o Sudeste e a Bahia

Formação do canal de umidade sobre o centro-norte do país, caracterizando o primeiro evento de ZCAS do período úmido. Nos próximos dias, no período de 72 horas, chuvas volumosas podem acumular 300 mm e trazem elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

alerta de chuvas volumosas
ZCAS passa a atuar e há alerta de chuvas intensas, temporais e volume muito elevado entre as regiões Sudeste e Nordeste, com acumulados de 300 mm.

No último domingo, se iniciou um processo de formação de uma ciclone extratropical e de sua frente fria associada, que avançou pelo centro-sul e passou a atuar de forma costeira na Região Sudeste. Na sua passagem, temporais e pancadas se espalharam pelo centro-leste do país.

Nos próximos dias, o sistema se afasta para o oceano, mas uma região de cavado contribui para a manutenção do canal de umidade e, assim, para o primeiro evento de ZCAS do período úmido. A persistência e intensidade moderada à forte das chuvas trazem potencial para acumulados muito elevados, em torno dos 300 mm, entre as regiões Sudeste e Nordeste, com potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

ZCAS: alerta de elevado volume e potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos

Já na tarde desta terça-feira (15), instabilidades se formam e se espalham pelo Região Norte, na metade norte e leste do Mato Grosso, no estado de Goiás, no estado de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no nordeste e áreas mais ao leste do estado de São Paulo e até mesmo no sul da Bahia. alerta de temporais e chuvas intensas, com maior potencial para transtornos no território mineiro e fluminense.

alerta de tempo severo e chuvas intensas
Canal de umidade formado e alerta de temporais e chuvas intensas nesta tarde de feriado de 15 de novembro. Elevado potencial de transtornos para Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

No período da noite e na madrugada de quarta-feira (16), chuvas intensas e temporais ocorrem mais ao norte do Rio de Janeiro e em todo o leste, sudoeste e norte de Minas Gerais, no Espírito Santo se estendendo até o sul da Bahia, com potencial para transtornos.

Precipitação mais isolada, que ainda pode acontecer com forte intensidade, atinge o centro-norte de Goiás, o norte do Mato Grosso e se espalha pela Região Norte.

Na manhã da quarta-feira (16), alerta de chuva forte e volumosa no centro-leste de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e, principalmente, no estado do Espírito Santo. Precipitação mais moderada ocorre no sul da Bahia. No território capixaba e no leste mineiro há elevado potencial para transtornos.

Nos próximos dias os acumulados podem ficar em torno dos 300 mm entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, o que traz potencial para alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

No período da tarde, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade, mantendo o potencial de transtornos para o leste de Minas Gerais, para o Espírito Santo e o sul da Bahia. Chuvas isoladas e com potencial para temporais também ocorrem no norte mineiro, no Rio de Janeiro, no norte de Minas Gerais, no Tocantins e no oeste da Bahia.

No período da noite, a frente fria se desloca para norte e provoca o deslocamento das instabilidades também mais para norte. Assim, as chuvas param em boa parte do Sudeste, se mantendo sobre o norte do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais, o sul, centro e oeste da Bahia, o centro-norte de Goiás e no Tocantins, o que mantém o potencial para transtornos.

Na quinta-feira (17) pela manhã, a frente fria se encontra mais afastada, mas uma região de cavado mantém as chuvas de moderada a forte intensidade entre o sul da Bahia e o Espírito Santo. No restante do Sudeste, chuvas isoladas somente no norte de Minas Gerais. Na Região Norte, instabilidades podem provocar chuvas mais fortes, mas de forma muito isolada.

No período da tarde, as chuvas diminuem no Espírito Santo e podem ocorrer na forma de temporais no extremo norte de Minas Gerais. Região de cavado potencializa as chuvas na Bahia, com alertas para elevados volumes no sul do estado e de temporais nas demais áreas, com exceção no norte e nordeste. Pancadas fortes e temporais também atingem o extremo norte de Goiás, o Tocantins e a metade sul do Pará.

No restante do dia, a precipitação se torna mais isolada, mas ainda há potencial para chuvas de moderada a forte intensidade no sul da Bahia e na porção central do estado, bem como no norte do Tocantins. O tempo firme predomina nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.