Atenção: primeira ZCAS do período úmido pode provocar transtornos

Primeira ZCAS do período úmido se forma nesta semana e pode provocar muita chuva no Sudeste. Alerta para deslizamentos de terra no Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.

O período úmido tem funcionado em boa parte do país com chuvas bem distribuídas e frequentes em sua maioria. Entretanto, alguns estados ainda enfrentam pancadas irregulares que inclusive provocam preocupações, como é o caso do agronegócio. A falta de chuva provocou atrasou no plantio da soja.

Primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período úmido se forma nesta semana e pode provocar transtornos.

O destaque desta semana será a formação da primeira ZCAS do período úmido deste ano. A Zona de Convergência do Atlântico Sul deve provocar chuva volumosa em áreas do centro-sul e também no Norte. Aliás, o sistema é responsável por canalizar a umidade da Amazônia até o Brasil Central e deve organizar muita chuva sobre o Sudeste.

youtube video id=yN57oY1dTss

Já nesta terça-feira (15) de feriado, a expectativa é de chuva volumosa especialmente entre o Rio de Janeiro e a Zona da Mata de Minas Gerais, inclusive com alerta para riscos de deslizamentos de terra, uma vez que é uma área propícia e esse tipo de incidente devido às características topográficas. Volumes em torno de 50mm podem ser registrados em um pequeno intervalo de tempo.