Alerta de chuvas volumosas e temporais para a Região Sul

Nos próximos dias, eventos de chuva intensos e persistentes deixam em alerta parte do Sul do país, principalmente oeste de Santa Catarina e do Paraná e a metade norte do Rio Grande do Sul. Os volumes podem chegar os 130 mm nas próximas 72 horas.

Alerta; chuvas volumosas; Região Sul
Chuvas volumosas e temporais deixam em alerta toda a Região Sul. Acumulados podem atingir os 150 mm nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Ao longo da madrugada um sistema de baixa pressão se formou sobre o Rio Grande do Sul, contribuindo para a ocorrência de chuvas intensas e isoladas na porção sul, central, oeste e noroeste do estado. No decorrer da madrugada, um intenso núcleo de instabilidades se desenvolveu sobre o Paraguai e vem se aproximando no oeste do Paraná e de Santa Catarina, já provocando temporais no sul do Mato Grosso do Sul.

Ao longo desta manhã de quarta-feira (27), o sistema se mantém atuante, deixando em alerta para a ocorrência de chuvas intensas e temporais no norte do território gaúcho, com exceção das áreas do nordeste. Por volta do fim do período, os temporais passam a ocorrer na região metropolitana de Porto Alegre.

Ainda pela manhã, uma região de cavalo, extensão da baixa pressão, favorece a ocorrência de temporais no meio-oeste de Santa Catarina, no Paraná, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e muito isoladamente no estado de São Paulo, com chuvas mais abrangentes e intensas nas áreas do oeste catarinense e paranaense.

Chuvas volumosas e temporais deixam em alerta toda a Região Sul. Os maiores acumulados ocorrem no oeste do Panará e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Segundo o modelo ECMWF, os volumes podem chegar aos 130 mm.

Ao longo da tarde, as chuvas intensas e temporais se espalham por toda a Região Sul, atingindo também o oeste, norte e sul do estado de São Paulo e todo o Mato Grosso do Sul. No estado do Mato Grosso, oeste de Goiás e Região Norte, instabilidades também podem provocar chuvas significativas. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, principalmente na Região Sul.

Na quinta-feira (28), a frente fria associada ao ciclone extratropical, que se formou na noite do dia anterior, mantém o tempo instável em boa parte do Centro-Sul. Pela manhã, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, oeste, sudoeste e norte do Paraná e centro-sul do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, as chuvas se mantêm com moderada e forte intensidade nas mesmas regiões, atingindo também o restante dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Alerta de temporais também para todo o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e o estado de São Paulo.

Na sexta-feira (29), mais um dia chuvoso na Região Sul. As chuvas diminuem de intensidade pela manhã, ocorrendo com fraca a moderada intensidade nos três estados da Região. Na porção Central do país, bastante nebulosidade e ocorrência de chuva fraca muito isolada.

No período da tarde, alerta para novas ocorrências de temporais em todo o Sul, no estado de São Paulo e em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do estado de Goiás, o tempo segue firme.