Frente fria e ar polar deixam alertas de chuvas e muito frio para SP e RJ

Frente fria avança pela Região Sul neste fim de semana e chega ao Sudeste entre o domingo e a segunda-feira. Há alerta de chuva forte para o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Massa de ar polar também traz forte queda das temperaturas. Confira os detalhes da previsão.

alertas chuva e frio São Paulo e Rio de Janeiro
Frente fria e massa de ar polar deixam alertas para chuva forte e intensa queda das temperaturas no estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A brusca mudança do tempo está prevista para ocorrer entre o domingo (28) e o início da próxima semana, através do avanço de uma frente fria e da atuação de uma massa de ar polar. Há alertas para chuvas de até forte intensidade e para vulnerabilidade a intensa queda das temperaturas. Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo.

Frente fria chega ao Sudeste e há alertas de chuva forte para São Paulo e Rio de Janeiro

Uma frente fria que avança pela Região Sul a partir do sábado (27), passa a atuar no estado de São Paulo a partir do fim do dia do domingo (28).

alerta chuva forte
Previsão de chuva para a noite de domingo.

A partir do meio da tarde a nebulosidade começa a aumentar no sul e leste de São Paulo, com chuva fraca passando a ocorrer no fim do período, incluindo a região metropolitana da capital. No decorrer da noite, a precipitação se espalha por todo o leste paulista e passa a ocorrer com moderada intensidade.

O tempo fica instável somente no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com tempo firme e ensolarado para as demais regiões paulistas e da Região Sudeste, com exceção para o Espírito Santo, onde o tempo fica nublado e com chuva fraca.

No decorrer da madrugada de segunda-feira (29), o tempo instável se mantém na faixa leste paulista e no território fluminense, mas há aumento da intensidade da precipitação que passa a ocorrer com até forte intensidade nas regiões litorâneas e também na serrana do Rio de Janeiro, o que leva potencial para transtornos como alagamentos e até mesmo inundações.

Alerta de chuvas Rio de Janeiro
Previsão de chuva para a madrugada de segunda-feira.

No início da manhã, as chuvas perdem intensidade no leste de São Paulo, mas se mantém intensas no Rio de Janeiro. No decorrer do período e no restante do dia, a precipitação se torna mais fraca e pontual, parando a partir do fim da tarde, mas com manutenção do tempo nublado.

Na terça-feira (30), o tempo fica nublado no leste paulista e no Rio de Janeiro, mas sem ocorrência de chuva ou potencial para algum evento extremo.

Alerta para queda brusca das temperaturas e sensação de frio

Além da frente fria, a massa de ar polar também passa a atuar na Região Sudeste a partir da noite do domingo (28), com mínimas no centro leste de São Paulo e no Rio de Janeiro ocorrendo neste período. Em Itapeva, Itapetininga e Botucatu, até a região de Campinas, metropolitana da capital paulista e região litorânea, as temperaturas variam de 13°C a 19°C.

A Defesa Civil ressalta a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

Da segunda-feira (29) até a quarta-feira (30), no estado de São Paulo, as mínimas ficam em 8°C na região metropolitana da capital e nas regiões de Campinas, Araraquara, Itapeva e Registro, mínimas de 7°C na região de São José dos Campos, mínimas de 1°C na região da Serra da Mantiqueira, mínimas de 12°C no litoral norte, mínimas de 10°C na região de Sorocaba e de São Carlos, além de mínimas de 13°C na Baixada Santista, e nas regiões de Marília e de Bauru.

alerta de frio intenso
Temperaturas mínimas previstas para a quarta-feira.

No Rio de Janeiro, as temperaturas mais baixas ocorrem na terça-feira (30) e na quarta-feira (31), com mínimas de 15°C na região metropolitana da capital, de 8°C na região de Petrópolis, de 5°C na região de Nova Friburgo, de 9°C a 11°C na região de Rio Claro, de Resende, de Volta Redonda e de Paracambi. Em Maricá, Araruama, Cabo Frio até Macaé, mínimas de 13°C a 15°C.