Agosto termina com alerta de muita chuva no MS, SP, RJ e na Região Sul

Quebra de bloqueio proporciona o retorno das chuvas intensas na Região Sul, podendo se configurar o maior evento em meses. Parte do Sudeste e do Mato Grosso do Sul também podem receber elevados volumes de chuva.

alerta, tempo severo, tempestades
Semana de mudança de padrão com alerta de chuvas torrenciais e tempestade para a Região Sul e também para os estados do MS, SP e RJ.

Nesta semana uma mudança de padrão será o destaque para parte do Centro-Sul. A formação de uma baixa pressão irá proporcionar o retorno das chuvas volumosas e abrangentes na Região Sul, representando o maior evento em meses.

Após a evolução para um sistema frontal, uma massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas e também contribui para chuvas volumosas no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

A seguir, confira os detalhes da previsão para os próximos dias.

Alerta de chuvas volumosas e tempestades

Nesta segunda-feira (23), à formação de cavado já contribui para a ocorrência de pancadas de na metade sul do Rio Grande do Sul, ocorrendo pela manhã no Oeste e Campanha, e a partir da tarde nas demais áreas, com risco de tempestades na região metropolitana de Porto Alegre a partir do fim do fim do dia e início da noite. Ao longo da madrugada, as instabilidade se intensificam deixando em alerta para tempestades toda a metade sul do território gaúcho, incluindo a Região Central.

Na manhã da terça-feira (24), o tempo fica chuvoso também nas Missões, com chuvas de moderada a forte intensidade. A partir da tarde, a região de cavado passa a deslocar mais para norte, distribuindo as chuvas em praticamente todo o território gaúcho, com exceção do extremo norte. No decorrer do período há potencial para tempestades no Oeste, Região Central, Missões e Leste.

Esta mudança de padrão ira proporcionar o mais intenso evento de chuva em meses para as regiões Sul e Sudeste e para o estado do Mato Grosso do Sul.

Ao longo da madrugada e da manhã da quarta-feira (25), uma baixa pressão começa a se formar e as chuvas ganham intensidade e abrangência, com elevado potencial para transtornos, como alagamentos, inundações e transbordamentos de córregos. Essa condição se mantém ao longo do dia, com as instabilidades migrando para o norte do Rio Grande do Sul no período da tarde e chegando à divisa com Santa Catarina por volta do fim do dia, onde também há alerta para chuvas intensas.

Novamente durante a madrugada, uma frente fria se forma e passa a avançar provocando chuvas, com potencial para tempestades no oeste e sul catarinense, bem como no sudoeste e oeste do Paraná. No norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul ainda chove com menor intensidade.

raios
Elevada atividade elétrica é esperada nos próximos dias sobre o estado do Rio Grande do Sul, principalmente na quarta-feira, quando as instabilidades se desenvolvem mais ao longo da madrugada.

O sistema frontal avança ao longo da manhã da quinta-feira (26), chegando ao norte de Santa Catarina por volta do fim da manhã, provocando chuvas que podem ocorrer na forma de tempestades em toda a porção leste e norte do estado. O sistema também provoca pancadas isoladas no sul, oeste e noroeste do Paraná e, também, no oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Na parte da tarde, as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem de forma mais isolada.

Na sexta-feira (29), a frente fria muda o tempo no oeste, sul e leste de São Paulo, com chuvas de fraca à moderada intensidade, que ocorrem de forma mais isolada.

No entanto, a atenção está para a possibilidade de chuvas muito intensas ao longo do fim de semana e no início da próxima semana. Com o afastamento da frente fria, a circulação de leste/sudeste e a formação de um cavado favorece a ocorrência de chuvas intensas em toda a faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro durante o sábado (28).

No domingo (29), essa configuração se intensifica com o aprofundamento da região de cavado e chuvas torrenciais podem atingir o Mato Grosso do Sul, o Paraná, o oeste, sul e faixa leste paulista, incluindo a região metropolitana de São Paulo. As instabilidades se espalham pelo estado de São Paulo e atingem o Rio de Janeiro a partir do período da tarde.

Vale ressaltar que a condição para o próximo fim de semana ainda se trata de uma tendência, na qual a intensidade da precipitação pode mudar. No entanto, vale o alerta antecipado e o acompanhamento das atualizações dos modelos.