Abril de 2019: seco e mais quente em boa parte do Brasil

Em Abril as chuvas ficam mais irregulares em praticamente todo o país. As temperaturas ficam acima do esperado, mas não se descarta dias mais frios. Discutimos mais detalhes aqui.

O mês de Abril será na média mais quente e seco que o esperado. No entanto, as semana se comportarão de forma distinta.

No mês de Abril é esperado que a estação seca comece a ser definida na porção central e leste do país. As chuvas tendem a diminui nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e na nas áreas mais do centro-sul do Nordeste, que englobam o estado da Bahia, metade sul do Piauí e interior de Pernambuco, do Alagoas e de Sergipe. Já no extremo norte, as chuvas continuam a ocorre de forma volumosa e passa a chover com maior frequência em Roraima. No Sul, as chuvas aumentam no Rio Grande do Sul e diminuem em Santa Catarina e no Paraná.

Em relação à temperatura, as primeiras massas de ar frio mais intensas passam a ocorrer, proporcionando o início do inverno climatológico na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, sul de Mina Gerais e até no Rio de Janeiro. No restante do país, as temperaturas diminuem um pouco, sendo uma diferença bastante sutil em relação ao mês anterior. Mas o que esperar para este ano? Discutimos os detalhes a seguir.

Fatores que influenciam as condições meteorológicas

Antes de apresentar um prognóstico e preciso estabelecer quais fatores irão influenciar as condições meteorológicas no Brasil. Começando com o El Niño, mesmo presente, ainda não consegue influenciar o clima no país, pelo fato de ainda estar com fraca intensidade e a atmosfera ainda não responder a este estímulo do Pacífico Equatorial.

Já a Oscilação Antártica seguira a primeira semana positiva, favorecendo o tempo seco no Sul do Brasil. Em relação à Oscilação de Madden-Julian, estará favorável às chuvas mais no extremo norte durante a primeira quinzena e ao tempo seco no centro-norte na segunda metade do mês.

Outro fator extremamente importante é a temperatura da superfície do mar do Oceano Atlântico que se manterá aquecida próximo a costa da Região Nordeste e dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, contribuindo para mais umidade para as regiões litorâneas e a maior permanência de sistemas frontais em latitudes menores. Na região equatorial do Atlântico, o aquecimento favorece a permanência da Zona de Convergência Intertropical, que vem provocando chuvas volumosas desde o leste do Amapá até o Rio Grande do Norte.

O que esperara para Abril

Olhando para o mês inteiro, podemos esperar chuvas acima do esperado na metade norte do país, com precipitação abaixo somente no noroeste do Pará, norte do Amazonas e nos estados de Roraima e do Amapá. Já para o Sul, leste do Mato Grosso, sul de Mina Gerais e estado de São Paulo, os volumes ficam abaixo do esperado. No entanto, essa informação não é representa em total a realidade, pelo simples fato de que a distribuição desses volumes ocorrerão de maneira distinta ao longo das semanas.

Na primeira quinzena as chuvas ocorrem mais na metade norte do país, mas, nas demais áreas, há previsão de chuva nesta primeira semana. Na segunda quinzena, o tempo seco predomina em praticamente todo o território brasileiro, com chuvas volumosas ocorrendo somente no litoral norte e na faixa leste que vai de Salvador até o Rio Grande do Norte, porém na última semana do mês, volta a chover no Sul do Brasil.

Em relação às temperaturas, a primeira quinzena será mais fria que o restante de Abril. Uma massa de ar mais fria e forte passa atuar no Centro-Sul do Brasil a partir do final desta primeira semana e derruba as temperaturas na semana seguinte, trazendo a possibilidade de ocorrência do primeiro eventos de geada do ano na Serra Catarinense e no sul do Rio Grande do Sul. Já no restante do mês, as temperaturas ficam mais elevadas e essa condição faz com que a média fica acima do esperado.