A primeira massa de ar frio do outono chega nesta semana! Sul e Sudeste enfrentam o verdadeiro alívio do calor

A primeira massa de ar frio do outono vai atuar já nesta semana! O ar frio consegue avançar até o Sudeste e se espalhar boa praticamente toda a Região Sul. Confira aqui detalhes da tendência.

massa de ar frio
Massa de ar frio inaugura o outono nesta semana! A semana ainda começa com muito calor, mas termina com ar frio chegando até o Sudeste.

O calor, as pancadas isoladas e as tempestades ainda vão atuar até meados da semana no centro-sul do Brasil. Apesar de uma condição mais arrefecida, ainda não é o padrão mais agradável para muitos.

O avanço da frente fria traz potencial de tempo severo para toda a Região Sul e estados de São Paulo e do Rio de Janeiro a partir da quinta-feira (22).

A verdadeira mudança acontece a partir da próxima quinta-feira (22), através do avanço de uma intensa frente fria pela Região Sul, que consegue chegar ao Sudeste já na sexta-feira (23). Ao longo deste deslocamento, chuvas intensas e tempestades severas podem provocar muitos transtornos nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio, a mais intensa até o momento, consegue espalhar o ar frio por praticamente toda a Região Sul e parte do Sudeste, principalmente sobre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A seguir trazemos os detalhes da primeira tendência da previsão do comportamento e intensidade da primeira massa de ar frio do outono.

A verdadeira mudança de padrão começa na próxima quinta-feira

Na noite da quarta-feira (21), uma frente fria começa a se formar entre o Uruguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul, com uma intensa massa de ar frio já atuando sobre os países vizinhos.

A massa de ar frio inaugura o outono e determina o início de uma novo padrão, sem potencial de ondas de calor nas próximas semana.

No período da manhã da quinta-feira (22), o ar frio já consegue penetrar em boa parte do Rio Grande do Sul, garantindo temperaturas amenas e até mesmo sensação de frio na metade sul do território gaúcho. Devido às chuvas intensas e aos ventos de sul, as temperaturas diminuem bastante também na porção norte do estado.

Já em Santa Catarina, Paraná e no Sudeste, o calor continua intenso, principalmente sobre os estados do Sul, devido a condição pré-frontal.

A partir da tarde, a frente fria já passa a atuar sobre Santa Catarina e o Paraná e, no fim do período, começa a atuar no estado de São Paulo. Assim, o ar frio consegue se espalhar por boa parte da Região Sul, mas ainda com o núcleo da massa de ar frio localizada sobre o Uruguai e a Argentina.

Na sexta-feira (22), com a frente fria se afastando para o oceano e atuando de forma mais costeira entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, a massa de ar frio consegue atuar com seu centro sobre o estado do Rio Grande do Sul, com os ventos de sul transportando o ar mais frio até o norte do Paraná, a porção central de São Paulo e o Rio de Janeiro.

massa de ar frio
A sexta-feira pode ser o dia mais frio da semana, com mínimas que ficar abaixo dos 10°C na Serra Catarinense.

No fim de semana o ar frio já começa a se afastar para o oceano, mas ainda influencia boa parte da Região Sul e o leste do Sudeste. Assim, no interior do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, no oeste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná e no interior de São Paulo, o calor retorna na tarde do sábado (23).