A formação de um rio atmosférico transportando vapor d’água de norte a sul contribui para o retorno das chuvas em parte do centro-sul do Brasil, que vem sofrendo com escassez em Janeiro.
A formação de um rio atmosférico transportando vapor d’água de norte a sul contribui para o retorno das chuvas em parte do centro-sul do Brasil, que vem sofrendo com escassez em Janeiro.
Nas últimas semanas, o centro-norte do Brasil tem sofrido com chuvas intensas e volumosas e este padrão deve persistir pelos próximos dias. O INMET emitiu alertas amarelo e laranja para 21 estados e o Distrito Federal.
Nos próximos dias, pancadas de chuva atingirão todos os municípios do Nordeste com altos volumes de chuva que podem causar transtornos para a população. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, rajadas fortes de vento e raios.
Chuvas intensas continuam nesta semana e vão atingir todas as regiões do Brasil. Alerta de eventos intensos e elevados acumulados na semana, que podem passar dos 200 mm.
Neste final de semana são previstos acumulados de chuva superiores a 100 mm em diversas áreas do Brasil. INMET emite alertas amarelo e laranja de chuvas intensas em regiões do centro-norte e Nordeste do país.
Nos próximos dias, pancadas de chuva atingirão o Norte e o Nordeste com altos volumes de chuva que podem causar transtornos para a população. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, rajadas fortes de vento e raios.
INMET mantém alerta laranja para a ocorrência de chuvas intensas em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, Rio de Janeiro entra na lista. Os volumes acumulados entre quinta (09) e sexta-feira (10) podem ultrapassar os 100 milímetros.
A combinação da atuação de um canal de umidade e das fases 1 e 2 da Oscilação Madden-Julian deixa a região Nordeste em alerta para chuva forte e bastante volumosa nos próximos dias.
As chuvas intensas e tempestades isoladas vão continuar atuando sobre o Brasil no decorrer dos próximos dias. INMET emite alerta vermelho para leste de Minas Gerais, centro-norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.
Pancadas de chuva atingirão o Norte e o Nordeste nos próximos dias, com estados como Piauí, Maranhão, Pará, Acre, Bahia e Amazonas registrando volumes altos de chuva. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos e danos por ventos fortes.
Ao longo dos próximos dias as chuvas não darão tréguas sobre centro-norte do Brasil. Com a previsão de chuvas intensas, INMET emitiu alertas amarelo e laranja para 19 estados e Distrito Federal.
O modelo de confiança da Meteored indica que as precipitações permaneçam irregulares na região Sul ao longo de grande parte de Janeiro, com retorno da normalidade apenas na última dezena do mês.