Risco de chuvas intensas aumenta e 23 estados estão sob alerta neste sábado, 7; veja a previsão

As chuvas voltam a afetar boa parte do Brasil ao longo deste sábado. A previsão é de que as chuvas intensas aumentam sua área de atuação o que deixa 23 estados sob alertas para possíveis transtornos.

    O primeiro final de semana de fevereiro será marcado pela presença de muitas nuvens e risco de chuvas intensas em grande parte do Brasil. Ainda nesta sexta-feira, 20 estados seguem em alerta para chuvas com potencial para provocar prejuízos e transtornos. Em Guarujá (SP), inclusive, sirenes já foram acionadas devido ao risco de deslizamentos de terra.

    Tenha informações da previsão do tempo para a sua região na palma da sua mão. Para isso, siga nosso novo canal de informações no WhatsApp.

    No decorrer do sábado (7), nuvens carregadas vão se espalhar por diversas áreas do país, provocando chuvas e aumentando os riscos de transtornos. A atenção se volta, novamente, para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, onde há previsão de grandes acumulados até o domingo (8). Já no Sul, as chuvas retornam nesta sexta (6).

    Confira agora a previsão do tempo para este sábado (7), com mais detalhes para a sua região.

    Sábado com chuvas intensas de norte a sul

    Ainda no final desta sexta-feira (6), as chuvas retornam à Região Sul do Brasil. A previsão indica a chegada de uma nova frente fria, que vai provocar chuvas intensas ao longo do sábado (7) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no centro-sul do Paraná.

    Com as altas temperaturas à frente do sistema, há risco de tempo severo, ou seja há possibilidades elevadas da ocorrência de chuvas intensas, tempestades e aumento das chances de queda de granizo na região.

    Água precipitável prevista para a tarde deste sábado (7) mostra o avanço da frente fria sobre o Sul do Brasil.
    Água precipitável prevista para a tarde deste sábado (7) mostra o avanço da frente fria sobre o Sul do Brasil.

    Durante a manhã, o tempo ainda pode apresentar maior estabilidade em alguns municípios do Sudeste e do Centro-Oeste. No entanto, em grande parte dessas regiões, o cenário será diferente. O modelo de confiança da Meteored indica a presença de muitas nuvens, mantendo o tempo fechado.

    Ao longo da tarde, as nuvens carregadas ganham força sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro, parte de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Há potencial para chuvas intensas, capazes de provocar alagamentos, transbordamento de rios e até queda de barreiras. Alertas permanecem ativos, especialmente para áreas serranas de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

    Precipitação prevista para a tarde desta sábado (7). segundo o modelo ECMWF.
    Precipitação prevista para a tarde desta sábado (7). segundo o modelo ECMWF.

    No Centro-Oeste, as preocupações se voltam principalmente para os produtores rurais, que vêm enfrentando chuvas acima do esperado. Esse excesso de precipitação tem prejudicado a qualidade dos grãos e o andamento da colheita, especialmente em áreas agrícolas neste início de fevereiro.

    No Nordeste do Brasil, também há previsão de chuvas neste sábado (7). Os modelos indicam pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas, desde o oeste da Bahia até o Rio Grande do Norte. Nesse corredor estão os estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, que devem registrar chuvas de moderada a forte intensidade.

    Probabilidade de chuva para a tarde de sábado (7), de acordo com o modelo ECMWF.
    Probabilidade de chuva para a tarde de sábado (7), de acordo com o modelo ECMWF.

    A Região Norte segue na lista de áreas sob risco e alerta para chuvas intensas e tempestades. Como já tem sido comum nesta época do ano, as chuvas ocorrem principalmente durante a tarde, em forma de fortes pancadas. Os estados mais afetados neste sábado devem ser Amapá, Pará e Rondônia. Em Tocantins, Amazonas e Acre, as chuvas perdem um pouco de força, mas ainda há pontos de atenção.