Chuvas intensas e tempestades trazem alertas generalizados ao Brasil nesta quinta, 5; confira

Nesta quinta-feira vários estados vão permanecer em alerta. A previsão mostra grandes riscos de ocorrência de chuvas intensas e de tempestades espalhadas em grande parte do Brasil

    Nos últimos dias, diversos estados têm registrado transtornos em função das chuvas intensas e tempestades recorrentes. Áreas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as mais afetadas pelos altos volumes de precipitação.

    Esse padrão atmosférico deve se manter por mais alguns dias. No entanto, as instabilidades não ficarão restritas ao Sudeste do Brasil: outros estados também seguem sob alerta para chuvas fortes e risco de temporais. Com o solo já encharcado, as chances de transtornos aumentam significativamente. Confira os estados afetados:

    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Mato Grosso
    • Goiás
    • Mato Grosso do Sul
    • Rondônia
    • Acre
    • Amazonas
    • Amapá
    • Pará
    • Tocantins
    • Maranhão

    Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (5) e veja se a sua região está em alerta.

    Sudeste segue sob alerta de chuvas e tempestades

    A Região Sudeste do Brasil tem sido uma das mais impactadas pelas chuvas registradas nos últimos dias. Apesar da elevação nos níveis dos reservatórios, importante neste momento do ano, nem todo o volume de chuva precipita nessas áreas nem todo o escoamento contribui diretamente para o abastecimento.

    Grande parte dos maiores acumulados tem ocorrido sobre centros urbanos, onde são registrados os principais transtornos, como alagamentos, enxurradas e transbordamento de rios.

    Água precipitável para o Sudeste na tarde desta quinta (5).
    Água precipitável para o Sudeste na tarde desta quinta (5).

    Diante desse cenário, os alertas permanecem ativos para áreas de São Paulo, Minas Gerais (exceto o norte do estado), Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quinta-feira (5), onde o mapa mostra grande volume de água precipitável.

    Ao longo da manhã, o tempo segue bastante fechado, embora o sol possa aparecer de forma rápida e pontual. Há previsão de chuva fraca, que ganha intensidade e se espalha com a aproximação da tarde. Atenção especial para o leste de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde as chuvas intensas podem ocorrer já no final da manhã.

    Probabilidade de chuva para a tarde desta quinta-feira (5) sobre o Sudeste.
    Probabilidade de chuva para a tarde desta quinta-feira (5) sobre o Sudeste.

    Durante a tarde e a noite, as instabilidades permanecem ativas, com chuvas volumosas sobre áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da formação de nuvens carregadas sobre o sul do Espírito Santo e o Vale do Paraíba, em São Paulo. A persistência das chuvas ao longo da noite eleva o risco de novos transtornos.

    Chuvas intensas previstas para o Centro-Oeste

    Os grandes acumulados registrados nos últimos dias têm provocado impactos significativos no Mato Grosso e em Goiás, especialmente para o setor agropecuário. Com o solo extremamente saturado e a umidade elevada, há aumento na incidência de fungos e pragas, além da perda de qualidade de culturas como soja e milho.

    Para esta quinta-feira (5), o modelo de confiança da Meteored indica a manutenção da umidade elevada e a continuidade das chuvas na região. Há previsão de precipitação desde o início da manhã sobre o Mato Grosso e o norte do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, as chuvas ocorrem de forma localizada e com fraca intensidade durante a manhã.

    Previsão de chuva e nebulosidade para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil na tarde de quinta-feira (5).
    Previsão de chuva e nebulosidade para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil na tarde de quinta-feira (5).

    A situação se agrava ao longo da tarde, quando as instabilidades se intensificam e colocam os três estados em alerta para chuvas intensas e tempestades. A previsão aponta Goiás e o leste do Mato Grosso como as áreas mais afetadas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, as chuvas devem ocorrer com intensidade moderada. Atenção aos níveis dos rios e ao risco de enxurradas.

    AC, AM, AP, RO e TO com risco de temporais

    As chuvas seguem frequentes sobre o Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Tocantins. Nesta época do ano, a combinação entre alta umidade e temperaturas elevadas favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região, aumentando o risco de temporais e transtornos.

    Seja o primeiro a receber a previsão do tempo no nosso novo canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

    Esse cenário se repete nesta quinta-feira (5), com alerta para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas sobre o oeste de Rondônia, norte do Acre, grande parte do Amazonas, sul do Pará e o interior do Tocantins. No Amapá, o transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente mantém o tempo fechado, com risco de chuvas fortes.

    Chuvas retornam ao Nordeste

    As chuvas voltam a atingir o Nordeste do Brasil nesta quinta-feira (5). O transporte de umidade do oceano Atlântico ganha força e áreas que estavam há semanas sem precipitação voltam a registrar chuva.

    Mapa de densidade de raios mostra áreas propícias a tempestades nesta quinta (5), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de densidade de raios mostra áreas propícias a tempestades nesta quinta (5), segundo o modelo ECMWF.

    No entanto, as chuvas ocorrem de forma irregular, com volumes variando bastante e se manifestando principalmente em forma de pancadas isoladas. Estão na lista o interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Piauí.

    Atenção especial para o Maranhão, onde as chuvas já ocorrem de forma mais regular. Com o aumento da umidade, a tendência é de chuvas mais intensas e riscos de tempestades, elevando o risco de alagamentos e transtornos. O estado segue em alerta.

    O centro e oeste da Bahia também segue em alerta para os riscos de tempestades na região. Há possibilidade de transtornos principalmente, nas proximidades do Rio São Francisco..