Alertas de chuva continuam para 16 estados nesta quarta, 4: 5 estados sob elevado risco de alagamentos e inundações

Os alertas de chuvas intensas e tempestades continuam nesta quarta-feira, ao todo 16 estados têm previsão de chuva, mas 5 deles com riscos de alagamentos e inundações.

    Chuvas intensas e tempestades deixam 5 estados em alerta nesta quarta-feira (4). Foto: Adobe Stock.
    Chuvas intensas e tempestades deixam 5 estados em alerta nesta quarta-feira (4). Foto: Adobe Stock.

    A formação de um novo ciclone entre a costa Sul e Sudeste do Brasil vai proporcionar uma nova rodada de chuvas volumosas sobre áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país. Nesta quarta-feira (4), 16 estados têm previsão de chuvas, mas 5 deles têm riscos elevados de inundações e alagamentos.

    Nos últimos dias, as chuvas têm provocado transtornos para os moradores do Vale do Paraíba em São Paulo, na faixa entre o Triângulo Mineiro e o leste de Minas Gerais e em alguns pontos do Rio de Janeiro.

    Seja o primeiro a receber a previsão do tempo no nosso novo canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

    Com os volumes ocorridos recentemente, o solo já se encontra muito úmido e, novamente, com as chuvas volumosas previstas para afetar essas regiões o risco para inundações, alagamentos e outros problemas como deslizamentos de terra são elevados. Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (4).

    MS, GO, RJ, SP e MG com potencial para problemas

    Assim como nesta segunda (2) e manhã de terça-feira (3), as primeiras horas desta quarta (4) terão a presença de muitas nuvens em uma grande parte do Brasil, onde apenas o Rio Grande do Sul e o leste do Nordeste tem previsão de tempo estável.

    No decorrer da madrugada e nas primeiras horas da manhã, há previsão de chuvas fortes sobre o Mato Grosso do Sul e intensidade fraca e moderada sobre o estado de São Paulo e Minas Gerais.

    Mapa de densidade de raios mostra áreas do leste de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro com maiores chances de tempestades na tarde de quarta (4).
    Mapa de densidade de raios mostra áreas do leste de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro com maiores chances de tempestades na tarde de quarta (4).

    Com a formação do novo ciclone, que será consolidado no decorrer desta quarta (4), as chuvas ganham intensidade e volume, isso porque o ciclone terá suporte de um corredor de umidade que atua como peça fundamental para a ocorrência de chuvas fortes, volumosas e aumenta as chances de tempestades.

    Sabendo que isso é um fator, ainda temos as temperaturas e a convergência em baixos níveis, ou seja, com o calor e todo esse vapor d'água concentrado em uma faixa do país forma-se nuvens carregadas com grande potencial para tempestades.

    As temperaturas mais altas ocorrem durante a tarde, desta maneira, temos os maiores riscos de chuvas intensas e de tempestades espalhadas pelo Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em todos estes estados, há riscos elevados de inundações e alagamentos.

    Chuva, nebulosidade e pressão a nível do mar na tarde desta quarta-feira (4).
    Chuva, nebulosidade e pressão a nível do mar na tarde desta quarta-feira (4).

    Em áreas da divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a atenção será maior, pois com a presença da Serra da Mantiqueira há riscos de deslizamentos de terra, bem como na Região Serrana do Rio de Janeiro. Previsão de tempo fechado e de pancadas de chuva intensas sobre o leste paulista, inclusive a capital pode registrar problemas na tarde desta quarta-feira (4).

    Os acumulados de precipitação entre terça (3) e quarta-feira (4) pode surpreender muitos moradores. Em áreas do centro e norte do Mato Grosso do Sul e leste de Minas Gerais o volume previsto supera 100 mm.

    Precipitação acumulada até o final da noite de quarta-feira (4).
    Precipitação acumulada até o final da noite de quarta-feira (4).

    Veja a seguir o acumulado previsto para esta quarta-feira em algumas cidades do Sudeste e Centro-Oeste:

    • Coxim/MS - 65 mm
    • Itumbiara/GO - 47 mm
    • Juiz de Fora/MG - 66 mm
    • Nova Friburgo/RJ - 62 mm
    • Bananal/SP - 72 mm

    A previsão indica chuvas acumuladas de até 70 mm em São Paulo (especialmente no norte do estado), Minas Gerais (leste, centro e sul), Rio de Janeiro (divisa com Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul (centro e norte). Em Goiás as chuvas chegam a 50 mm no extremo sul do estado.