Chuvas intensas atingem todos os estados do Brasil com alertas nos próximos 5 dias; confira a previsão
Previsões indicam a formação de chuvas em praticamente todos os estados do Brasil ao longo dos próximos dias, com acumulados de até 200 mm que podem causar transtornos para a população.

A formação de alguns sistemas meteorológicos sobre o Brasil está ocasionando a formação de chuvas intensas em diversos estados. Além da configuração de um ciclone sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do Sudeste, a presença de um canal de umidade sobre o país impulsiona a instabilidade atmosférica, transportando umidade da região da floresta Amazônica em direção ao Sudeste e alimentando a formação de pancadas de chuva.
Essa situação como um todo contribui para a ocorrência de chuvas intensas e persistentes em diversas regiões ao longo desta semana. Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva para praticamente todo o país.
Até o sábado (7), essa situação traz diversos riscos de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e objetos altos, alagamentos, transbordamentos de rios e descargas elétricas (raios) para todo o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e grande parte do Nordeste, como pode ser observado no mapa de alertas abaixo.

Ao longo da semana, a região afetada pelo fluxo de umidade, um rio atmosférico, pode configurar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ocasionará chuvas intensas com os maiores acumulados totais sobre a região Sudeste. Apesar dos transtornos, a situação ajudará a aumentar o nível atualmente baixo dos reservatórios de água em São Paulo.
Maiores acumulados atingem o Sudeste
O destaque, portanto, fica para São Paulo, Rio de Janeiro (especialmente o Sul Fluminense) e parte de Minas Gerais (Alto Paranaíba e Sul Mineiro), onde os acumulados de chuva podem chegar a 200 mm totais ao longo desta semana, ocasionando grandes transtornos para a população, mas auxiliando na situação delicada dos reservatórios de água.

Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso também podem registrar acumulados altos de chuva, assim como Pará e Amazonas. Localmente, as chuvas nestes estados podem ocasionar acumulados de até 150 mm, também capazes de causar transtornos. Embora a região Nordeste seja menos afetada, ainda há risco de chuvas de até 100 mm nos estados destacados pelo INMET.
A região Sul registrará uma onda de calor intensa com tempo extremamente seco ao longo dos próximos dias; No entanto, as chuvas retornam a partir de Sábado (7), com a formação de uma frente fria. Entre o sábado e a segunda-feira (9), a região registrará pancadas localizadas em todos os estados, com destaque para o litoral de Santa Catarina (incluindo Florianópolis), onde os acumulados podem chegar a até 150 mm de chuva durante o final de semana.

É claro, vale notar que essa previsão destaca situações de grande escala, que podem variar bastante de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões para a sua cidade específica. Assim você evita ser pego de surpresa por tempestades e pelo mau tempo.