Nordeste tem previsão de chuva e alertas para os 9 estados nos próximos 5 dias; veja a previsão
A Região Nordeste do país estará em estado de alerta nos próximos dias para chuvas intensas, temporais e volumes mais significativos na faixa norte. Acompanhe aqui os detalhes.

Estamos em um período em que a Região Nordeste do Brasil normalmente apresenta calor intenso, com temperaturas elevadas especialmente no interior. As chuvas ficam mais concentradas no litoral, onde a umidade é maior, enquanto o semiárido apresenta chuvas escassas e irregulares.
E os próximos dias devem ser assim. A Região está em alerta, pelo menos até a próxima terça-feira (10), para chuvas volumosas e intensas, além de temporais, especialmente na faixa norte da região. Contudo, o transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente ganha força e traz novamente chuvas para algumas regiões do interior que estavam sem registrar precipitação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de atenção para acumulados de chuva com grau de ‘Perigo Potencial’ válido até a próxima segunda-feira (9) na Região, onde são esperados até 50 mm/dia (imagem abaixo).

Segundo o órgão, as áreas em alerta para os acumulados de chuva são as faixas litorâneas dos estados:
- Piauí
- Ceará
- Rio Grande do Norte
- Paraíba
- Pernambuco
- Alagoas
- Sergipe
- Bahia (litoral centro-norte)
Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo para a Região.
Nordeste em alerta para chuvas intensas nos próximos dias
Nos próximos dias, as chuvas serão mal distribuídas e em forma de pancadas com trovoadas no Nordeste. A Bahia é o estado com menor potencial para chuvas, mas a situação muda a partir do domingo (8), quando as instabilidades passam a atingir mais o estado também.
Nesta sexta-feira (6), muitas nuvens, pancadas de chuva e tempestades a partir da tarde no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e interior dos estados de Paraíba e Pernambuco. Possibilidade de chuvas mais fracas e isoladas no oeste da Bahia e no litoral leste da Região. À noite, algumas pancadas isoladas ainda podem ocorrer no interior, entre a Bahia e o Piauí.
O sábado (7) começa com muitas nuvens na região e possibilidade de chuviscos. A partir da tarde, as instabilidades ganham força e são novamente esperadas chuvas de até forte intensidade acompanhadas por tempestades no oeste da Bahia e nos demais estados, mas especialmente na faixa norte do Nordeste.

O domingo (8) será um dia com bastante nebulosidade e que já começa com pancadas de chuva em áreas do litoral norte e de Pernambuco, e chuvas fracas e isoladas no interior da região.
Durante a tarde (8), chuvas mais intensas em forma de pancadas e com tempestades isoladas podem ocorrer em todos os estados, inclusive na Bahia, que passa a receber mais chuvas do que nos dias anteriores; a exceção é o sul baiano. À noite, ainda há potencial para chuvas na região central do Maranhão, do Piauí e do interior do Sertão Nordestino.

A segunda (9) e a terça-feira (10) começam com chuvas fracas nas regiões litorâneas e chuvas mais significativas no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí. Durante a tarde, as chuvas ganham intensidade e ocorrem com até forte intensidade nas faixas leste e norte da região e no oeste baiano. Também há chance de chuvas mais fracas e isoladas entre o Maranhão e o Piauí.
Os acumulados de precipitação (em mm) previstos entre hoje (5) e a terça-feira (10) variam entre 50 mm e 70 mm em grande parte da Região, e podendo pontualmente ficar entre 90 mm e 100 mm em áreas do Ceará e do sul do Maranhão. No extremo sul da Bahia, os volumes ficam abaixo dos 20 mm.

Nas capitais, os acumulados mais significativos até a terça-feira (10) serão:
- São Luís (MA): 67 mm
- Fortaleza (CE): 65 mm
- Natal (RN): 53 mm
E como são previstas chuvas intensas diariamente até o início da próxima semana, não se descartam riscos de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos em localidades litorâneas e áreas próximas.