Cananéia: descubra a cidade histórica de 494 anos no litoral de SP com cachoeiras, praias desertas e ilhas
Cidade histórica do extremo sul do Litoral Paulista, fundada em 1531, tem cachoeiras, praias intocadas e outros pontos turísticos incríveis. Conheça mais aqui.

No extremo sul do litoral paulista, a pouco mais de 260 km de distância da capital São Paulo, está a cidade de Cananéia, uma das mais antigas do Brasil. Ela fica localizada em um arquipélago, com aproximadamente 13 mil habitantes, e de belezas naturais ainda intocadas.
Cananéia é um arquipélago composto pelas Ilhas do Cardoso, Bom Abrigo, da Casca e a própria Ilha de Cananéia, que são acessíveis através de passeios de barco e oferecem praias desertas e trilhas ecológicas. O centro histórico é bem preservado, com casarões coloniais, igrejas centenárias e ruas de pedra, que remontam aos tempos da colonização portuguesa.
As belezas naturais de Cananéia
A cidade ainda mantém um clima pacato e tem várias opções de cachoeiras, praias desertas e ilhas. É cercada por uma paisagem natural bastante preservada, e além das praias paradisíacas, tem manguezais, estuário e Mata Atlântica. Inclusive, é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada da costa brasileira.
Os turistas podem aproveitar atividades de ecoturismo como passeios de barco, trilhas ecológicas e observação da fauna e flora local.
O estuário de Cananéia é um grande e preservado sistema estuarino, conhecido por sua biodiversidade, incluindo o maior paraíso de botos-cinzas do mundo. Ele faz parte do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá.
As praias são de águas calmas e cristalinas, areias brancas e vegetação exuberante, e todas são acessíveis apenas de barco. A Praia do Pereirinha é uma das mais populares por lá e oferece atividades náuticas como caiaque e stand-up paddle.
Mas há outras praias de destaque, como: a Praia do Marujá, que tem a melhor infraestrutura; a Praia do Ariri, tranquila e ponto de partida para passeios de barco até ilhas próximas; a Praia do Cambriú, que é mais isolada e preservada; e a Praia da Laje, também bem isolada.

Entre os pontos turísticos da cidade, estão o Centro Histórico, que preserva uma charmosa arquitetura colonial; o Centro Náutico, que é uma estrutura à beira mar voltada para atividades relacionadas à navegação; e a Avenida Beira Mar que oferece uma vista panorâmica do mar, das ilhas próximas e das embarcações.
Mas há ainda a Igreja matriz São Batista e a Praça Martin Afonso de Souza. Esta igreja é uma das mais antigas do Brasil, construída em 1577, e fica na Praça Martim Afonso de Souza, no centro histórico da cidade. Ali perto, a Rua do Artesão é ponto para comprar lembrancinhas, já que concentra lojas e exposições de artesanato. E o Museu Municipal, também conhecido como Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski, que guarda objetos arqueológicos e antropológicos, além de ilustrações que contam um pouco sobre a história da região.

A cidade também conta com uma figueira centenária, com idade estimada de 500 anos. Com quase três metros de diâmetro, o patrimônio histórico e natural foi batizado de ‘Árvore Coração de Pedra’.
E claro, como já comentamos, tem elas: as cachoeiras. Mais opções para quem curte natureza. Para visitá-las, recomenda-se a companhia de um monitor ambiental. O roteiro das cachoeiras em Cananéia abriga 4: a Cachoeira do Pitu, a Mandira, Encanto e Rio das Minas.
E quando ir visitar? A melhor época para conhecer Cananéia é entre os meses de outubro e março, para aproveitar melhor as praias e as atividades de ecoturismo.
Referências da notícia
Cananéia combina centro histórico e passeios de barco no litoral de SP. 12 de outubro, 2025. Thiago Müller.
O que fazer em Cananéia SP: Praias e atrações. 10 de outubro, 2025. Jair Prandi.