Ilha das Canárias: conheça o paraíso maranhense com praias, mangues e dunas no Delta do Parnaíba
A Ilha das Canárias fica no estado do Maranhão, bem no coração do Delta do Parnaíba, e é um verdadeiro paraíso para o turismo ecológico entre dunas, praias e manguezais. Descubra as belezas desta região e o que fazer por lá.

Você já ouviu falar na Ilha das Canárias? É mais um dos paraísos naturais do Nordeste brasileiro, que encanta os visitantes, e recebe vários turistas estrangeiros inclusive.
A Ilha das Canárias é uma área de proteção ambiental que fica no município de Araioses, no estado do Maranhão, dentro da reserva extrativista marinha do Delta do Parnaíba. Fica a 11 km do município de Parnaíba (Piauí).
Ela reúne 5 povoados: Caiçara, Torto, Passarinho, Morro do Meio e Canárias, sendo este último o mais populoso. Os seus moradores (que não são muitos) levam uma vida pacata e vivem da pesca artesanal e dos caranguejos tirados dos mangues.
A Ilha tem 17 mil hectares de mangues, dunas e praias desertas, com flora e fauna diversificadas, atraindo turistas em busca de paisagens exuberantes e experiências autênticas. É para quem quer descansar e curtir a natureza.
Os principais passeios na Ilha das Canárias
A Ilha das Canárias está bem no meio do já famoso roteiro da Rota das Emoções, que percorre a APA do Delta do Parnaíba (no Piauí), o Parque Nacional de Jericoacoara (no Ceará) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão). Mas se você busca passeios só na Ilha, há diversas atividades de turismo ecológico, como:
-Passeio tradicional de lancha – Delta Canárias: passeio de 4 horas que inicia no Porto de Tatus, faz algumas paradas para banho e caminhadas, e chega até a Ilha das Canárias, o destino final, onde os turistas ficam um tempo e depois retornam ao Porto de Tatus.

-Travessia de barco ou canoa pelos mangues: passeio para observar a vida selvagem, a exuberante fauna e flora que beiram os mangues.
-Safári noturno: passeio para observar animais selvagens de pequeno porte com hábitos noturnos, como por exemplo, jacarés, iguanas, corujas e serpentes.
-Passeio de quadriciclo pelas Praias do Feijão Bravo e do Meio.
-Encontro das águas: apreciar o encontro das águas, onde os rios do Piauí e do Maranhão se encontram, criando um espetáculo visual impressionante no Delta.

-Revoada dos Guarás: desbravar um pedacinho dessa ilha pelas trilhas, conhecer seus povoados e apreciar um espetáculo único no fim da tarde: a Revoada dos Guarás, um espetáculo natural quando milhares de aves voam juntas, criando uma cena impressionante no céu.
-Esportes aquáticos: kitesurf, caiaque e paddleboarding.
E quando ir visitar?
A região tem temperaturas agradáveis o ano todo. O que vai diferenciar é o período seco e o chuvoso.
Opte por ir na época ‘seca’, entre julho e dezembro, pois o clima é mais seco e faz mais calor, condições ideais para fazer trilhas e outros passeios, e observar a fauna e a flora sem imprevistos.

Sobre onde ficar por lá, a Ilha começou a ser utilizada para o turismo há pouco tempo, por isso tem pouca infraestrutura. As opções de hospedagem são poucas, bem rústicas e simples.
Ainda assim, a combinação entre natureza intocada, lugar tranquilo, e uma oferta diversificada de passeios coloca a região em evidência no cenário do turismo sustentável, que vem registrando um crescimento expressivo no fluxo de turistas nos últimos anos.
Referências da notícia
Ilha das Canárias: conheça esse paraíso no Delta do Parnaíba. 2025. Blog Rota das Emoções Brasil/Redação.
Ilha das Canárias (MA): guia completo para você planejar a sua viagem. 24 de maio, 2022. Red Werneck.
Ilha das Canárias (MA): onde ficar e 6 principais passeios | Guia. 19 de janeiro, 2020. Blog Rota Combo/Redação.