Você realmente deve evitar a ingestão de líquidos durante as refeições? Veja o que dizem os cientistas
Um mito comum ainda persiste: faz mal ingerir líquidos durante as refeições? A verdade é que você deve ter cuidado com o tipo de bebida que escolhe e sua temperatura. Veja a explicação dos cientistas.

Beber ou comer... será que você precisa escolher entre um? Aparentemente não. Parece que o mito de que você deve evitar ingerir líquidos durante as refeições não tem fundamento.
Steven Le Feunteun, biólogo francês do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola, Alimentar e Ambiental (INRAE), em Paris, explica que "o estômago demora muito para esvaziar e, então, a digestão continua no intestino delgado. Definitivamente, há um momento do dia em que você precisa beber. Se tivesse que esperar até terminar a digestão, beberia só à noite".
Levar em consideração o tipo de bebida e sua temperatura
"Obviamente, se bebêssemos 10 vezes mais água, seria um problema. Mas normalmente bebemos 1 ou 2 litros de líquido por dia, então quase não há impacto", explica o pesquisador.
Na realidade, o que realmente precisamos considerar é a temperatura da bebida e a própria bebida. É água? Chá? Álcool? Todos esses fatores importam. Por dia, produzimos em média mais de 5 litros de secreções digestivas, daí a importância de beber regularmente.
Para pessoas com problemas de saúde, as coisas são um pouco diferentes
Bebidas quentes, como chá, melhoram a digestão. Bebidas ácidas reduzem o açúcar no sangue. Quanto às bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto, parece que os fenóis presentes podem melhorar a digestão de proteínas animais, desde que consumidas com moderação. "Tomar uma taça de vinho tinto com carne ajuda a digestão, mas beber em excesso é prejudicial", diz David Tagliazucchi, biólogo da Universidade de Modena, na Itália.
Então, que tipo de bebida devemos consumir com os alimentos que comemos? Dependendo do país e dos costumes, cada um tem seus próprios hábitos. Hambúrgueres e batatas fritas com refrigerantes; vinho com queijo e pães; café com croissants... Mas quando certas patologias estão presentes, "as cartas se embaralham". Pessoas com pancreatite aguda devem ser particularmente ficar atentas, pois beber enquanto comem nem sempre é uma boa ideia.

Le Feunteun descreve nosso órgão. "Nosso trato digestivo é muito eficiente na conversão de alimentos em nutrientes. A conversão chega a 90%. No entanto, nos últimos anos, percebemos que a cinética digestiva tem um impacto direto em nosso metabolismo". A cinética digestiva é a ciência que estuda a velocidade com que digerimos nossos alimentos.
O mesmo vale para diabéticos. "Sabemos, por exemplo, que açúcares de ação rápida, como os presentes em líquidos açucarados, entram mais diretamente no sangue e nos órgãos do que açúcares de ação lenta, como os presentes em pães e massas. Isso pode causar problemas para os órgãos e para os diabéticos", afirma o biólogo. Ele também critica os produtos altamente processados, que aumentam significativamente o número de calorias e não fornecem nada em termos de nutrição. Estes devem ser evitados ao máximo.
Referência da notícia
Boire en mangeant nuit-il à la digestion?. 28 de setembro, 2025. Mathieu Perreault.