Vida em Vênus? A NASA vai te responder

A NASA enviará duas missões a Vênus para encontrar evidências de vida no passado em nosso planeta vizinho. Contamos aqui os detalhes e as expectativas diante ao planeta mais quente do sistema solar.

NASA Vênus efeito estufa VERITAS DAVINCI+
A NASA deseja avançar em seus estudos e enviará duas missões (DAVINCI+ e VERITAS) para chegar à atmosfera do planeta Vênus no final desta década.

Graças à missão da NASA em 1978 com a espaçonave Pioneer Venus, foram encontradas evidências de que o planeta Vênus já teve oceanos rasos, reafirmando as suspeitas anteriores de que era um planeta semelhante à Terra, até mesmo habitável.

Vênus pode ter abrigado vida no passado.

Por isso, os cientistas estão interessados em aprofundar suas investigações, tanto da superfície quanto da atmosfera de Vênus, para entender como ele passou de planeta habitável para inferno atual.

Antecedentes da pesquisa

O Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA compartilhou em 2019 uma série de cinco simulações mostrando como seria o ambiente de Vênus com base em diferentes coberturas de água. Os pesquisadores disseram em um comunicado via Europlanet Society que as cinco simulações sugerem que Vênus manteve uma temperatura estável entre 20 e 50°C por cerca de 3 bilhões de anos.

Vênus VERITAS DAVINCI+ NASA água vida
Representação artística de Vênus com corpos d'água no passado. Crédito: NASA

Com temperatura e ambiente estáveis, é possível que Vênus tenha abrigado água e permitido que a vida surgisse. Mas algo aconteceu há 700 ou 750 milhões de anos atrás: uma liberação de dióxido de carbono das rochas transformou o clima de Vênus.

Os pesquisadores acham que esse evento do passado está relacionado à atividade vulcânica. O magma teria liberado dióxido de carbono na atmosfera e, quando esfriou, o gás não poderia ser reabsorvido na superfície. Os cientistas dizem que se esse evento, chamado de "ressurgimento", não tivesse ocorrido, Vênus ainda seria habitável até hoje. Mas o evento aconteceu e desencadeou uma série de outros eventos que causaram a liberação excessiva de gases de efeito estufa.

youtube video id=7xZRFZq3RkY

A NASA quer avançar em seus estudos e, para isso, enviará duas missões para atravessar a atmosfera de Vênus no final desta década. São elas: DAVINCI+ e VERITAS, e sua tarefa é coletar informações e dados sobre a atmosfera e a superfície do planeta.

Missão DAVINCI+

A missão DAVINCI+ (abreviação de Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry and Imaging) está programada pela NASA para o ano de 2029 e será a primeira missão liderada pelos EUA à atmosfera de Vênus desde 1978.

Vênus DAVINCI+ VERITAS missão NASA
A sonda de descida da DAVINCI+ é um módulo esférico inicialmente alojado em um escudo térmico cônico e depois liberado para cair na superfície. Imagem: simulação da NASA

Os astrônomos esperam que isso possa reformular a compreensão da formação de um planeta terrestre no sistema solar. Esta missão é destinada à pesquisa química; seu objetivo é medir a composição da atmosfera profunda de Vênus para saber como ela se formou e evoluiu. Será utilizada uma esfera descendente para fazer medições precisas de gases nobres e outros elementos.

Além disso, a missão enviará imagens de alta resolução das características geológicas únicas de Vênus chamadas "telhas", que podem ser comparáveis aos continentes da Terra.

Missão VERITAS

Abreviação de 'Venus Emissivity, Radio Science, InSAR y Spectroscopy', a missão VERITAS mapeará a superfície do planeta para determinar sua história geológica e entender por que ele se desenvolveu de maneira diferente da Terra.

Vênus NASA VERITAS DAVINCI+
Simulação mostrando a espaçonave VERITAS usando seu radar para produzir mapas de alta resolução das características topográficas e geológicas de Vênus. Créditos: NASA/JPL-Caltech

VERITAS orbitará Vênus com um radar de abertura sintética que registrará as elevações da superfície, criará uma reconstrução 3D de sua topografia e confirmará se as placas tectônicas e o vulcanismo ainda estão ativos.

Também mapeará as emissões infravermelhas para identificar os tipos de rochas e determinar se os vulcões ativos do planeta liberam vapor de água na atmosfera.

O efeito estufa de Vênus

Vênus gira lentamente na direção oposta à maioria dos planetas, leva 243 dias terrestres para girar apenas uma vez, e 1 ano passa muito rápido porque está mais perto do Sol. Leva 225 dias terrestres para percorrer toda a nossa estrela, então um dia é um pouco mais longo que um ano em Vênus.

NASA Vênus vulcão VERITAS efeito estufa DAVINCI+
Simulação de vulcões ativos em Vênus, representando uma zona de subducção onde a crosta mergulha no interior do planeta. Créditos: NASA/JPL-Caltech/Peter Rubin

Este planeta possui uma atmosfera densa, composta principalmente por dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico. Estes gases "aprisionam o calor" em um efeito estufa descontrolado, o que o torna o planeta mais quente do nosso sistema solar, apesar de ser o segundo mais próximo do Sol.

A temperatura é tão alta que metais como o chumbo seriam poças de metal fundido. Durante o dia sua temperatura pode chegar a 426°C, enquanto à noite pode chegar a -173°C, sem dúvida a maior amplitude térmica do sistema solar.

Nosso vizinho pode ter tido as condições perfeitas para sustentar a vida por 2 a 3 bilhões de anos antes do evento de ressurgimento massivo, que liberou gases de efeito estufa que tomaram conta da atmosfera e fizeram com que ela se tornasse tão densamente quente.