NASA comemora a descoberta de 5.000 planetas fora do Sistema Solar

Foram descobertos nada mais nada menos que novos cinco mil planetas fora do Sistema Solar em exploração ocorrida no dia 21 de março de 2022.

Universo
O imenso universo e o que ainda não descobrimos sobre ele.

Desde pequenos somos ensinados que vivemos em um universo enorme, porém com um singelo número de planetas conhecidos, aos quais orbitam o Sol.

No último dia 21 de março de 2022, foram descobertos nada mais nada menos que novos cinco mil planetas fora do nosso sistema solar. Isso aconteceu depois que o odômetro planetário virou com o último lote de 65 exoplanetas que foram adicionados no arquivo da NASA.

Este arquivo registra as mais nobres e novas descobertas de exoplanetas que aparecem em artigos científicos revisados e que foram confirmados através de vários métodos de detecção ou técnicas analíticas.

Detalhes da descoberta

Sabe-se que esses cinco mil planetas e outros encontrados até agora, incluem pequenos e rochosos mundos como a Terra, além de gigantes gasosos até mesmo maiores que Júpiter e até "Júpiteres quentes" em órbitas extremamente próximas em torno de suas estrelas.

youtube video id=yv4DbU1CWAY

Segundo Jessie Christiansen, líder científica do arquivo e cientista de pesquisa do Instituto de Ciência de Exoplanetas da NASA na Caltech em Pasadena, Califórnia, a descoberta não representa apenas um número. Ela diz: "cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo. Fico empolgado com cada um porque não sabemos nada sobre eles".

O que diz a NASA

Conforme a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em nossa galáxia provavelmente existem centenas de milhões desses planetas. As primeiras descobertas começaram no ano de 1992, quando estranhos novos mundos apareceram orbitando uma estrela ainda mais estranha.

Segundo relatórios, era um tipo de estrela de nêutrons conhecida como pulsar, sendo um cadáver estelar girando rapidamente com rajadas de milissegundos de radiação. Os cientistas, através dessas medições de pequenas mudanças no tempo dos impulsos, conseguiram revelar planetas em órbita ao redor do pulsar.

Há 30 anos, Wolszczan dizia que se é possível encontrar planetas ao redor de uma estrela de nêutrons, os planetas devem estar em todos os lugares.

Atualmente, Wolszczan ainda procura exoplanetas e diz que uma nova era de descobertas está sendo aberta e que irá além de simplesmente adicionar novos planetas à lista da NASA.

O que mais pode ser descoberto?

Lançado em 2018, o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), continua a fazer novas descobertas de exoplanetas, e em breve os poderosos telescópios de próxima geração e seus instrumentos altamente sensíveis, começando com o recém-lançado Telescópio Espacial James Webb, capturarão a luz das atmosferas dos exoplanetas, lendo quais gases estão presentes para identificar potencialmente sinais indicadores de condições habitáveis.

Em 2027 será lançado o Telescópio Espacial Romano Nancy Grace, que fará novas descobertas de exoplanetas usando uma variedade de métodos. A missão ARIEL da ESA (Agência Espacial Europeia), com lançamento previsto para 2029, observará atmosferas de exoplanetas; um pedaço de tecnologia da NASA a bordo, chamado CASE, ajudará a se concentrar em nuvens e neblinas de exoplanetas.

É inevitável que encontremos algum tipo de vida em algum lugar, provavelmente de algum tipo primitivo - Wolszczan.

Vale ressaltar que a maioria dos exoplanetas descobertos até agora está em uma região relativamente pequena da nossa galáxia, a Via Láctea. Sabe-se também através do Telescópio Espacial Kepler da NASA que existem mais planetas do que estrelas na galáxia.

O que são exoplanetas

São constituídos de elementos semelhantes aos dos planetas do nosso sistema solar, porém, as misturas desses elementos podem ser diferentes. Inclusive, alguns planetas podem ser dominados por água ou gelo, enquanto outros são dominados por ferro ou carbono.

youtube video id=0ZOhJe_7GrE

A NASA identificou mundos de lava cobertos de mares derretidos, planetas inchados com a densidade de isopor e núcleos densos de planetas que ainda orbitam suas estrelas.

O mais intrigante e animador, é que a contagem de planetas confirmados até o momento, já está na casa dos milhares e aumentando, sendo apenas uma amostra pequena da galáxia como um todo. A contagem pode subir para dezenas de milhares dentro de uma década à medida que aumentamos o número e o poder de observação de telescópios robóticos lançados no espaço.