Seu corpo pode esquecer como digerir carne? Especialistas desmascaram o mito da "intolerância à carne"

Se você parar de comer carne por um tempo e se sentir mal depois de voltar, não é devido à perda de enzimas. Então o que acontece? Descubra aqui.

pessoa com prato de comida
O consumo de carne diminuiu drasticamente desde a década de 1980.
Lee Bell
Lee Bell Meteored Reino Unido 4 min

Dados sugerem que o consumo de carne diminuiu drasticamente desde a década de 1980. Mas quando a carne é reintroduzida após meses ou até anos de não consumo, alguns acreditam que ela perturba o intestino ou até faz com que o corpo "esqueça" como digeri-la.

Além disso, muitos ex-vegetarianos e veganos compartilham histórias sobre o que aconteceu quando experimentaram carne novamente e sentiram sintomas como inchaço, cólicas, etc.

Então seu corpo pode realmente desaprender a lidar com carne, ou isso é apenas psicossomático? A resposta curta é: não!

O que a ciência diz

Sander Kersten, um vegetariano autoproclamado e professor de nutrição na Universidade Cornell, explicou que não há evidências sólidas de que nossos corpos parem de produzir as enzimas necessárias para digerir a carne.

“A falta de evidências não significa que não exista, mas sim que não tenha sido estudado”, admite. “Essa nem sempre é uma situação ou solução satisfatória, mas é algo com que você tem que lidar às vezes”, disse ele.

Mas, biologicamente, Kersten diz que isso não faz sentido. Isso ocorre porque as enzimas que quebram as proteínas da carne são as mesmas usadas nas proteínas vegetais. Essas enzimas não se importam com a origem da proteína (soja, lentilha, lombo, seja lá o que for). Para elas, tudo tem a mesma função. Isso é completamente diferente da intolerância à lactose, por exemplo, onde a enzima específica, a lactase, está presente ou ausente.

corpo humano
O que faz com que algumas pessoas se sintam desconfortáveis ao voltar a comer carne?

"Não faz sentido pensar que o corpo para de produzir as enzimas necessárias para digerir confortavelmente um hambúrguer; elas estão sempre lá", acrescenta Kersten.

Então o que causa o desconforto que algumas pessoas sentem? Pode ser emocional, pois comer carne acidentalmente depois de parar de comer pode parecer uma traição, observou Kersten.

"Isso deixaria algumas pessoas muito tristes. Não sei se isso causaria sintomas físicos. Isso certamente poderia gerar muita raiva", disse.

A culpa é das bactérias, não do hambúrguer

De acordo com pesquisas, a única razão pela qual você pode se sentir mal depois de parar de comer carne é o seu microbioma intestinal — o conjunto de bactérias no seu sistema digestivo que muda dependendo da sua dieta. "Se você não come carne há algum tempo, seu microbioma pode mudar um pouco. Mas mesmo assim, ele se recupera rapidamente", disse Kersten.

Um estudo descobriu que seguir uma dieta completamente carnívora por apenas um dia fez com que os microbiomas mudassem e voltassem ao normal com a mesma rapidez, sem nenhum grande caos digestivo.

Então, se a carne fez você se sentir mal depois de uma pausa, provavelmente é mais devido a uma mudança repentina ou uma resposta emocional do que à biologia esquecendo seu propósito. Como diz Kersten: "O corpo é muito adaptável: ele pode fazer mais do que você pensa".

Referência da notícia

'Meat intolerance': Can our bodies forget how to digest flesh?. 11 de março, 2025. Veronique Greenwood.