Será que os alimentos vegetarianos são realmente mais saudáveis? Veja o que dizem especialistas

Uma dieta vegetariana pode ter vários benefícios, como exercer efeitos protetores contra muitas doenças. Mas será que todos os alimentos vegetarianos são mais saudáveis? Saiba aqui.

hambúrguer vegetal
A dieta vegetariana é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal, sem consumir carnes.

A dieta vegetariana é um regime alimentar baseado no consumo de apenas alimentos de origem vegetal, ou seja, a pessoa que a adota não consome a carne de nenhum animal, mas pode consumir laticínios, mel e ovos, por exemplo. Não confunda essa dieta com o veganismo!

Atualmente, a preocupação com a saúde e o impacto ambiental das decisões alimentares tem levado muitas pessoas a adotar esse tipo de dieta, que já conta com milhares de adeptos no mundo todo.

Contudo, surgiu uma questão nisso tudo: será que todos os alimentos vegetarianos são, de fato, mais saudáveis? Um time de especialistas respondeu a essa questão. Acompanhe conosco.

Índices de qualidade nutricional de alimentos vegetarianos

A indústria alimentícia já se atentou a esse público e tem produzido alimentos vegetarianos que imitam os produtos de origem animal. A princípio, esses produtos são considerados mais saudáveis do que os à base de carne, porém, nem tudo é assim: eles estão frequentemente cheios de aditivos e contêm gorduras hidrogenadas.

Em um estudo publicado na revista Foods, pesquisadores analisaram a composição de alimentos vegetarianos na Espanha e fizeram suas considerações sobre a qualidade nutricional desses produtos.

Segundo estudos, o vegetarianismo reduz os níveis de colesterol no sangue, e diminui o risco de aparecimento de doenças do coração, de pressão alta, de alguns tipos de câncer e de diabete tipo 2.

Os pesquisadores analisaram três índices: Nutri-Score, NOVA e Eco-Score para avaliar o perfil nutricional desses alimentos. De acordo com o Nutri-Score, os produtos vegetarianos analisados obtiveram notas melhores que os produtos de origem animal. Por exemplo, 93% das bebidas vegetais ganharam nota A ou B (as mais saudáveis em uma escala de A até E), enquanto apenas 7% obtiveram uma classificação inferior.

Contudo, o índice NOVA, que mede o grau de processamento dos alimentos, trouxe a notícia ruim: grande parte dos alimentos vegetarianos analisados, principalmente aqueles que eram uma alternativa à carne e ao queijo, foram classificados como ultraprocessados.

Alimentos ultraprocessados são aqueles que passam por várias etapas e técnicas de processamento durante a produção, e normalmente são ricos em aditivos, açúcar ou sal, e podem ser muito prejudiciais à saúde.

Por fim, o Eco-Score, que avalia o impacto ambiental, mostrou que as bebidas à base de plantas tiveram um impacto ecológico menor do que os produtos de origem animal, reforçando a percepção de que os alimentos à base de plantas são opções mais sustentáveis.

Produtos vegetarianos são realmente mais saudáveis?

O estudo analisou 544 produtos de origem vegetal e 373 de origem animal. Encontrou-se que os produtos de origem vegetal tinham mais fibras e carboidratos, e menos proteínas e gordura saturada do que os seus semelhantes de origem animal. As exceções foram os queijos de imitação, que eram surpreendentemente ricos em gordura saturada.

Além disso, as bebidas de aveia apresentaram maior teor de carboidratos e açúcares do que o leite de vaca e outras bebidas vegetais sem açúcar. Os produtos alternativos à base de carne vegetal tinham mais carboidratos do que as carnes animais, e menos proteínas e gordura saturada.

alimentos vegetais ultraprocessados
Composição nutricional de alimentos vegetais processados e ultraprocessados e seus equivalentes animais. Fonte: Rodríguez-Martín et al. (2023).

Embora os produtos vegetarianos possam parecer mais saudáveis devido a uma quantidade maior de fibras e menor de gordura saturada, é importante observar o quão processados eles são. Consumir ultraprocessados diariamente pode neutralizar os benefícios nutricionais que eles proporcionam.

E qual a conclusão do estudo então? Só por ser um alimento 100% vegetal não significa que ele seja mais saudável. É fundamental ler os rótulos dos produtos e optar por opções menos processadas e mais ricas em nutrientes essenciais.

Referência da notícia:

Rodríguez-Martín, N. M. et al. Characterizing Meat- and Milk/Dairy-like Vegetarian Foods and Their Counterparts Based on Nutrient Profiling and Food Labels. Foods, v. 12, n. 6, 2023.