O morango mais pesado do mundo equivale a um coração humano

Mais um recorde mundial no ramo da agricultura! Semana passada, a certificação da fruta mais pesada do mundo quebrou o recorde anterior de mais de 32 anos. Saiba mais aqui!

Morango.
Imagem de uma má-formação em um morango, muito idêntica à verificada no novo morango recordista.

Em uma tradução livre de 'chunk', é um verdadeiro 'grande pedaço' de fruta aquele que foi recentemente certificado pelo Guinness World Records (GWR) como o morango mais pesado já registrado na história. Com cerca de 18 cm de comprimento, 4 cm de espessura e 34 cm de perímetro, o tal morango, apelidado de “Chunky Boi”, pesa aproximadamente 289 gramas e se desenvolveu em uma horta em Israel.

Para se ter uma ideia, este morango (de uma variedade local denominada Ilan), cultivado com tamanha dedicação por Ariel Chahi, tem um peso aproximadamente cinco vezes maior ao peso médio de um morango normal desta variedade. Além disso, ele pesa o equivalente ao coração de um ser humano adulto, algo totalmente inédito para um fruto que sempre foi associado a seu pequeno tamanho .

O recorde anterior foi descoberto no Japão, no fim da década de 80, no século XX.

Este morango foi encontrado no quintal da família Chahi, na localidade de Kadima Zoran, perto da cidade costeira de Netanya, no ano de 2021. Segundo o criador, foi notado imediatamente que o fruto tinha grande chance de quebrar o recorde mundial. Assim, o morango foi guardado durante meses em um frigorífico, com o objetivo de sobreviver em condições até poder ser analisado pelos peritos do GWR.

O peso total deste exemplar (289 gramas) foi registrado incluindo o peso do caule. Além das comparações com o peso médio desta variedade de morango e com o coração de um ser humano adulto, ainda comparou-se com o peso de alguns smartphones vendidos atualmente. Foi possível constatar que este morango recordista pesa mais que o dobro do peso de alguns smartphones muito utilizados hoje em dia.

Condições de cultivo

O aparecimento de um fruto destas dimensões fez com que muitos internautas se questionassem sobre como foi possível o seu desenvolvimento. Segundo relatos do agricultor israelita e do GWR, a área onde o morango foi colhido passou por temperaturas muito baixas entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2021. Isto fez com que o amadurecimento do fruto fosse muito lento, sem afetar o contínuo ganho de peso.

youtube video id=bKYAPTRgvO4

Além disso, as condições de temperatura permitiram que o morango se desenvolvesse de forma mais lenta do que o habitual, com 45 dias desde a floração até o seu desenvolvimento total. Ou seja, este morango gigante só se desenvolveu devido aos fatores citados acima, que permitiram uma alteração do padrão habitual de crescimento dos morangos.

O morango do recorde anterior tinha sido descoberto no Japão, no fim da década de 80 do século XX. O agricultor Koji Nakao, de Fukuoka, conseguiu na época a certificação de um morango cultivado por si, com um peso de aproximadamente 250 gramas.

Em Portugal, bem como em toda a Península Ibérica, locais onde a produção de morango tem alguma relevância no setor agrícola, não é esperada uma situação dessa nos próximos tempos, principalmente devido à escassez de água que a região enfrenta. No entanto, nunca é demais salientar que o surgimento do “Chunky Boi” se deu devido à uma anomalia.