Nasa lançará 4 missões em 2022 para estudar o clima da Terra

Em 2022 a NASA pretende lançar 4 novas missões que têm como objetivo coletar dados e informações a respeito do sistema climático da Terra. Essas informações ajudarão pesquisadores a entender melhor a respeito das mudanças climáticas e eventos extremos.

Missões NASA 2022
Ilustração do satélite JPSS da NASA, uma das missões programadas para 2022 que fornecerá informações sobre eventos climáticos no planeta. Créditos da imagem:Orbital ATK/Northrop Grumman Innovation Systems.

A NASA vai lançar 4 missões em 2022 para aprimorar a coleta de dados sobre o sistema climático terrestre. Esses dados fornecerão aos pesquisadores de ciências da Terra mais informações sobre sistemas e processos climáticos fundamentais, incluindo tempestades extremas, poeira atmosférica, águas em superfície e oceanos.

youtube video id=VPvwwELRNis

As 4 novas missões tem como objetivo aumentar a habilidade dos cientistas em monitorar as mudanças do planeta, focando em quatro temas de grande importância: os ciclones tropicais, a poeira atmosférica, extremos climáticos e os oceanos e outras superfícies aquáticas. Vamos entender mais sobre cada uma dessas missões!

TROPICS

A Missão TROPICS - Time-Resolved Observations of Precipitation structure and storm Intensity with a Constellation of Smallsats - tem como objetivo principal melhorar as observações de ciclones tropicais a partir de seis pequenos satélites que trabalharão em conjunto para fazer observações de microondas da precipitação, temperatura e umidade de uma tempestade a cada 50 minutos.

Os satélites, que possuem o tamanho equivalente a um pão, viajarão em pares em três órbitas diferentes, observando coletivamente a superfície da Terra com mais frequência que os satélites meteorológicos, aumentando significativamente os dados disponíveis para previsões meteorológicas em tempo quase real.

Em junho de 2021, o primeiro satélite da constelação começou a coletar dados para teste, inclusive coletou informações a respeito do furacão Ida em agosto de 2021. Os satélites TROPICS serão implantados em pares em três lançamentos diferentes, com previsão de conclusão até 31 de julho de 2022.

EMIT

O EMIT - Earth Surface Mineral Dust Source Investigation - rastreará a origem e composição das plumas de poeira que são levantadas pelos ventos nas regiões áridas da Terra e viajam por toda a Terra. A poeira pode afetar o clima, influenciando no equilíbrio radiativo e consequentemente na temperatura da atmosfera. Além disso, a poeira pode afetar a qualidade do ar e a saúde das pessoas em todo o mundo e, quando depositada no oceano, também pode desencadear o florescimento de algas microscópicas.

Com previsão de lançamento em 2022, o EMIT tem como objetivo principal durar um ano e será instalado na Estação Espacial Internacional. EMIT usará um instrumento chamado espectrômetro de imagem que mede a luz visível e infravermelha refletidas.

JPSS

O JPSS-2 é a próxima geração do programa operacional de observação da Terra da NASA/NOAA que adquire e distribui dados ambientais globais de vários satélites de órbita polar. Esses satélites fornecem dados precisos de temperatura e umidade da atmosfera, além das temperaturas da superfície do oceano, dados essenciais para previsão de tempestades severas.

Os satélites JPSS são um componente vital da espinha dorsal global da previsão numérica do tempo - Dr. Satya Kalluri, consultor científico do programa JPSS.

Esses satélites também passam informações a respeito de inundações, incêndios florestais, vulcões, poluição, tempestades de poeira e gelo marinho. O satélite JPSS-2 deve ser lançado em 2022 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, em um foguete Atlas V da United Launch Alliance.

SWOT

A missão SWOT - Surface Water and Ocean Topography - avaliará a quantidade de água que os oceanos, lagos e rios da Terra contêm. Essas medidas ajudarão os cientistas a compreender os efeitos das mudanças climáticas nos corpos de água doce e na capacidade do oceano de absorver o excesso de calor e gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.

O satélite do tamanho de um SUV será lançado a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a partir de um foguete SpaceX Falcon 9 em novembro de 2022.