Furacão Ida: mais inundações, mortes e formação de tornado nos EUA

Costa leste dos Estados Unidos é atingida pelo furacão Ida. A tempestade provocou inundações mortais e fez ao menos 23 vítimas segundo autoridades de Nova York, Nova Jersey e Maryland.

inundações
Um homem olha para um carro inundado em Mamaroneck, Nova York, nesta quinta (2), após a passagem da tempestade tropical Ida — Foto: Mike Segar/Reuters

Já foram contabilizadas ao menos 23 mortes na costa leste dos Estados Unidos por conta das inundações provocadas pela passagem do furacão Ida. Autoridades de Nova York, Nova Jersey e Maryland confirmaram o cenário de vítimas fatais nesta quinta-feira (02).

A velocidade das inundações chamaram a atenção em Nova York com a passagem da tempestade. A água subiu em níveis recordes também em outras partes do leste americano como na Filadélfia. Segundo especialistas, na noite de quarta-feira (01), casas e veículos foram invadidos de forma rápida devido aos temporais sem precedentes, foi a maior chuva em 152 anos.

Após a passagem do furacão, ficaram os sinais da destruição e o trabalho árduo de autoridades e da população para reerguer os pontos mais atingidos. Carros ainda estão abandonados após estradas se transformarem em rios. Casas destruídas, lugares sem energia elétrica, trens e metrôs atrasados, enfim, o caos instalado.

Alerta de emergência

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS), foi a primeira vez que o alerta de emergência de inundação repentina que considera uma situação de ameaça à vida foi acionado em Nova York.

Na definição do NWS, este tipo de alerta é usado apenas para situações extremamente raras, ou seja, em casos de tempestades fortes que geram muita chuva em um pequeno intervalo de tempo, e ameaçam de forma direta a vida humana e provocam danos catastróficos.

Mortos

Das 23 vítimas fatais da tempestade Ida, 12 morreram na cidade de Nova York, uma pessoa morreu no condado de Westchester. Entre as vítimas, ao menos oito morreram em porões inundados no Queens.

Em Nova Jersey, seis mortes foram contabilizadas. Em Montgomery, um jovem de 19 anos foi encontrado morto em um complexo de apartamentos inundados.

Chuva histórica

O Central Park de Nova York registrou um volume de precipitação recorde nesta última quarta-feira. Foram 181 milímetros de chuva em 24 horas, muito superior ao último marco de 97 milímetros em 1927. Em Newark na Nova Jersey foram registrados 213 milímetros de chuva, superando o último recorde de apenas 56 milímetros em 1959.

Linhas de metrô ficaram paralisadas, o sistema foi interrompido devido às enchentes. Ruas totalmente interdidadas. A água vinha por todos os lados, o que deixou muita gente sem saber o que fazer. O desespero tomou conta quando a água começou a jorrar pelo teto de um vagão, atingindo pessoas que tentavam sair do metrô.

Além do furacão, tornados?

Outros pontos do nordeste americano também sofreram com resquícios do furacão Ida que já havia deixado cinco mortos no início da semana na Louisiana. Além da tempestade, ventos fortes também deixaram rastros de destruição com a passagem de tornados na Pensilvânia e Maryland, onde centenas de casas foram destruídas.

tornado
Casas danificadas e árvores arrancadas pelo tornado causado pela tempestade tropical Ida. Drew Angerer / Getty Images

Kristi Johnson, moradora de Mullica Hill em South Jersey, relata o momento assustador que viveu enquanto falava ao telefone e viu pela janela do motorista as nuvens que rodopiavam e os destroços vindo em sua direção. "Abaixei o vidro e parecia que um trem estava chegando. Desliguei meu telefone e comecei a me afastar".