James Webb, o maior telescópio espacial da história foi lançado!

O telescópio viajará a mais de 1 milhão de quilômetros de distância da Terra, e de lá nos oferecerá uma visão sem precedentes do universo. Ele é tão grande que foi dobrado em estilo origami para se ajustar ao foguete que o transportou.

Telescópio James Webb
Uma vez no espaço, o telescópio se descolará como se fosse um brinquedo "transformer".

Transportado pelo foguete Ariane 5, James Webb, o maior telescópio já enviado ao espaço, decolou neste sábado (25) às 09:20h horário do Brasil, do porto espacial europeu de Kurú, na Guiana Francesa.

O lançamento ocorreu sem problemas, mas com céu parcialmente nublado em Kurú que não permitiu ver de forma contínua a subida do foguete, nem as duas longas 'línguas' de fogo que acionaram seus motores a plena potência.

Após a decolagem, a NASA tuitou o início de "uma nova e emocionante década da ciência", e que o James Webb "mudará nossa compreensão do espaço como o conhecemos". A Agência Espacial Europeia (ESA), por sua vez, afirmou que este lançamento "é um impressionante presente de Natal", entre outras coisas para a ciência espacial.

O James Webb, uma colaboração entre as agências espaciais dos Estados Unidos (NASA), Europa (ESA) e Canadá (CSA), viajará até estar a 1,5 milhões de quilômetros de distância da Terra, cerca de quatro vezes mais longe do que a lua.

Visão inédita do Universo

A partir daí, ele oferecerá uma visão sem precedentes do universo em comprimentos de onda infravermelho próximo e infravermelho médio. Ele permitirá aos cientistas estudar uma grande variedade de objetos celestes, sendo capaz de voltar no tempo a mais de 13,5 bilhões de anos para ver as primeiras galáxias que nasceram após o Big Bang.

Para isso, terá que fazer uma longa jornada e superar uma série de etapas críticas no próximo mês. O James Webb é tão grande que foi dobrado no estilo origami para caber no foguete Arianespace e, uma vez no espaço, se descolará como se fosse um brinquedo "transformer".

Entre outros, ele deverá abrir seu guarda-sol, de tamanho de uma quadra de tênis, e depois o espelho principal, de 6,5 metros.

Três décadas de trabalho

O Webb começou sua jornada após quase três décadas de trabalhos de desenvolvimento e construção, e anos de atrasos. A importância e a revolução desta missão, tanto do ponto de vista astronômico quanto tecnológico, tem levado as agências espaciais a fazerem transmissões em diversos idiomas.

Na sua conta no Twitter, o Diretor-Geral da ESA, Josef Aschbacher, afirmou: "Ver um lançamento desta magnitude e a este nível de cooperação internacional é ver uma máquina incrível em ação (…), estou orgulhoso do trabalho".