La Niña, ondas gigantes, surfistas e naufrágios! Tudo em um só lugar!

Ondas gigantes mudam a vida nesta vila de pescadores em Portugal. Histórias de naufrágios e ponto turístico preferido dos surfistas, que foi palco de uma das maiores conquistas do surfe feminino brasileiro! Venha conhecer com a gente este lugar!

Ondas gigantes mudam uma vila de pescadores, levando incríveis surfistas, em um lugar que era conhecido pelos naufrágios

Quer peixe fresquinho, camarão com aquela cara boa e ainda comprado direto com pescadores? Pois é, imagina agora uma vila de pescadores com um pouco mais de 10 mil habitantes e ainda turística. Esse vilarejo existe e é famoso devido a sua linda praia com ondas gigantescas de mais de 30 metros.

Se você gosta de surf e de ondas já ouviu falar de Nazaré, ao norte de Lisboa, cidade famosa em Portugal. Praia muito bem frequentada por surfistas audaciosos, especialistas em ondas gigantes. Aliás, esse vilarejo ficou ainda mais famoso depois que o surfista Garret McNamara, do Havaí, filho de pescador, surfou a maior onda da história (23,77 metros) em 2011 e foi parar no livro dos recordes (Guinness World Records). Por muito tempo McNamara ocupou um lugar privilegiado no surfe e ele conta através de um documentário.

Por que as ondas são tão altas em Nazaré?

A existência de um cânion submerso que todos chamam de Canhão de Nazaré é a resposta para essa charada. Esse canhão também conhecido como “Canha de Nazaré”, que tem 227 km de extensão e 5000 metros de profundidade, amplia em até 3 vezes o tamanho da onda.

Bacana, né?! Não entendeu? Vou te explicar melhor!

Primeiro os cânions são vales, você pode chamar de fendas ou depressões, com até 5 km de profundidade que se formaram devido à erosão da terra e são formados há milhões de anos. Além disso, há a possibilidade de ter passado rios por esses vales no passado! Em Nazaré essa enorme depressão se originou por ação tectônica, ou seja, pela ocorrência de terremotos.

Muitos naufrágios ocorreram nesse mesmo lugar que hoje surfam os melhores profissionais.

Sabe o Rio Negro e Solimões que se encontram no Brasil? Lá em Portugal tem a Praia de Nazaré e a Praia Norte e o encontro delas formam essas ondas gigantes. Há um contraste entre o fundo do mar dessas duas praias.

Na Praia de Nazaré as ondulações do mar passam pelo Canhão de Nazaré sem perder a velocidade, devido à profundidade, mas muda de direção. Já a Praia do Norte, que é mais rasa, a ondulação perde a velocidade e não muda em nada a direção.

Assim como o Rio Negro e Solimões elas se encontram e é exatamente em frente ao famoso Farol de Nazaré. Essa união faz com que o pico se levante muito e forme ondas gigantes.

Veja os atletas brasileiros que pegaram o swell (onda com muita energia) maravilhoso acima em Nazaré e entraram no livro dos recordes. Temos uma mulher se destacando entre os homens:

  • Brasileira Maya Gabeira, surfou uma onda de 22,4 metros, dia 11 de fevereiro de 2020, aos 33 anos, quebrou seu próprio recorde. Maya foi a primeira mulher a bater o recorde e disputou o título com surfistas homens. Ela quase perdeu a vida em 2013, surfando em Nazaré.
  • Tony Laureano, surfou em uma onda de 30 metros, dia 29 de outubro de 2020, com apenas 18 anos.
  • Rodrigo Koxa "pegou" uma onda de 24,38 metros, dia 8 de novembro de 2017, mas recebeu o título em abril do ano seguinte.

Obrigada La Niña!

O frio do ano de 2020 e o fenômeno oceano-atmosférico La Niña chegaram juntos e com eles chegaram os grandes swells, ou seja as ondas gigantes de Nazaré.

Sempre que tem La Niña as condições para ter ondas gigantes é muito grande, declarou o multicampeão Carlos Burle.

Todo surfista de onda grande como Lucas Chumbo, Pedro Scooby, Caio Vaz, Ian Concenza e Michelle DesBoullion estão ligados nas informações meteorológicas e sabem através dos serviços da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), órgão da ONU, quando vai ter uma grande formação de ondas e qual fenômeno está atuando.

Para ver os surfistas enfrentando as maiores ondas vá no Farol da Nazaré, localizado no Forte de São Miguel Arcanjo, mas cuidado que você pode ser surpreendido por uma onda gigante.

O icônico e maravilhoso destino das ondas gigantes espera por nós e lá encontramos ensinamentos sobre superação e ciência. Saber porque as ondas são tão altas e que o fenômeno La Niña gera maior condição de ondas gigantes foi a minha intenção nessa matéria.

Gostou? Bora, que nesse 2022 estou animada pra te contar outras curiosidades.