Furacões consecutivos podem ser comuns em um futuro próximo

Furacões consecutivos podem se tornar algo normal para muitas regiões em um futuro não muito distante, afirmam os cientistas.

A mudança climática pode levar a furacões destrutivos e tempestades tropicais atingindo áreas costeiras em rápida sucessão
A mudança climática pode levar a furacões destrutivos e tempestades tropicais atingindo áreas costeiras em rápida sucessão.
Lee Bell
Lee Bell Meteored Reino Unido 5 min

Furacões consecutivos podem se tornar algo normal para muitas regiões em um futuro não muito distante, afirmam os cientistas.

A descoberta foi feita por Escola de Engenharia da Universidade de Princeton, que afirma que uma combinação de aumento do nível do mar e mudança climática pode levar a furacões destrutivos e tempestades tropicais atingindo áreas costeiras em rápida sucessão.

A pesquisa, publicada recentemente na revista Nature Climate Change, sugere que áreas como a costa do Golfo dos EUA podem ser atingidas por furacões duplos com frequência de até uma vez a cada três anos.

“O aumento do nível do mar e as mudanças climáticas tornam os furacões danosos sequenciais mais prováveis à medida que o século avança”, disse Dazhi Xi, principal autor do artigo e pesquisador de pós-doutorado e ex-aluno de pós-graduação em engenharia civil e ambiental. "Os eventos extremamente raros de hoje se tornarão muito mais frequentes."

A pesquisa sobre a frequência crescente de furacões sequenciais foi inspirada na temporada de furacões particularmente destrutiva de 2017. Depois de testemunhar três grandes eventos (o furacão Harvey atingindo Houston no Texas, seguido por Irma no sul da Flórida e Maria em Porto Rico), os pesquisadores começaram a questionar se múltiplas tempestades destrutivas podem ocorrer mais prontamente devido às mudanças climáticas.

Tempestades que podem ter passado sem aviso prévio no passado se tornarão ameaças, principalmente quando atingem um local em sucessão
Tempestades que podem ter passado sem aviso prévio no passado se tornarão ameaças, principalmente quando atingem um local em sucessão.

Os cientistas descobriram que as tempestades sequenciais se tornaram mais comuns na Costa Leste e na Costa do Golfo, apesar de permanecerem relativamente raras.

"Os perigos de furacões sequenciais já estão acontecendo, então achamos que eles deveriam ser estudados", disse Ning Lin, professor associado de engenharia civil e ambiental da Universidade de Princeton, que liderou a pesquisa.

"Houve uma tendência crescente nas últimas décadas."

A culpa é das mudanças climáticas

Os pesquisadores fizeram simulações de computador para determinar a mudança na probabilidade de várias tempestades destrutivas atingirem a mesma área em um curto período de tempo. Eles analisaram dois cenários: um futuro com emissões moderadas de carbono e outro com emissões mais altas. Em ambos os casos, a chance de tempestades sequenciais e prejudiciais aumentou dramaticamente.

No entanto, enquanto o modelo usado pela equipe de Lin mostrou um número crescente de tempestades, outros modelos não mostraram aumento. Ainda assim, a equipe de Lin descobriu que, mesmo sem um aumento na frequência geral das tempestades, o aumento na intensidade tornará mais provável que áreas junto com a Costa Leste e a Costa do Golfo sofram tempestades sequenciais.

"A proporção de tempestades que podem ter impacto nas comunidades está aumentando", disse Lin. "A frequência das tempestades não é tão importante quanto o número crescente de tempestades que podem se tornar perigosas."

Os pesquisadores acreditam que o risco crescente é impulsionado principalmente por dois desenvolvimentos: aumento do nível do mar e aumento da precipitação impulsionado pelas mudanças climáticas.

À medida que o nível do mar sobe, as tempestades tornam-se uma ameaça maior para as comunidades costeiras porque o nível da água na linha de base é mais alto. Além disso, as tempestades estão se intensificando e as temperaturas médias do ar mais altas significam que elas também carregam mais água, aumentando os riscos de inundações.

A combinação desses dois fatores significa que as tempestades que podem ter passado sem aviso prévio no passado se tornarão ameaças, principalmente quando atingem um local em sucessão.