Dia da Mulher: entrevistamos nossas meteorologistas

Helena, Reina, Amanda e Natacha, quatro mulheres meteorologistas e cientistas, que têm um recado para as meninas neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Um dos propósitos sociais da Meteored é tornar visíveis e criar referências femininas na ciência, de modo que, se meninas e mulheres jovens sentirem o chamado da ciência, elas o atenderão sem hesitação. Porque a realidade é que, atualmente, muitas das mulheres que se interessam por carreiras profissionais voltadas para a ciência acabam saindo. Apenas 28% das pessoas que estudam engenharia, matemática ou física são mulheres, segundo dados da Unesco. As mulheres que se dedicam à ciência concentram-se na medicina, onde são maioria, por isso as mulheres continuam associadas à cultura e ao papel do cuidado. Como resultado, as mulheres que assumem papéis de pesquisa no mundo profissional também são minoria, apenas 30%, segundo o mesmo estudo.

“As meninas e mulheres hoje têm quatro vezes menos chances do que os homens de adquirir habilidades digitais básicas, que serão essenciais no futuro. Essas desigualdades persistentes devem ser motivo de grande preocupação”, alerta Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.

Como a Meteored pode atrair mais mulheres para a ciência?

Na Meteored sofremos, no nosso dia-a-dia, as consequências desta desigualdade, uma vez que nos é difícil chegar a números paritários nas nossas equipas de meteorologistas de diferentes países. É por isso que queremos ser ativos para reverter essa situação, incentivando jovens e meninas a escolherem carreiras científicas.

Gerando oportunidades. Na Meteored procuramos mulheres cientistas para as nossas equipas e propusemos que até 2023 não tenhamos nenhum país sem representação feminina.

Tornando visível. Valorizando nossas cientistas, dando-lhes voz e contando suas histórias por meio de vídeos como o do dia 8 de março. Ações como a que realizamos para celebrar este dia contribuem para gerar referências que possam inspirar os cientistas de amanhã.

Helena, Natacha, Reina e Amanda, protagonistas de 8M

Queríamos saber o que despertou seu interesse pela meteorologia, que obstáculos encontraram em seu caminho e o que diriam às meninas e jovens que se interessam pela ciência como opção profissional. Não perca suas respostas.

youtube video id=j5Frz-oqqkk