Chuvas extremas: Nordeste enfrenta elevado risco nas próximas semanas

Nas próximas semanas o centro-norte do Brasil irá enfrentar um período de muita chuva, principalmente na Região Nordeste, onde há elevado potencial para eventos extremos de precipitação.

evento extremo chuva inundações
Fatores climáticos trazem condições favoráveis para eventos extremos de precipitação no centro-norte do Brasil, principalmente no Nordeste.

O período úmido continuará forte ao longo do mês de março e o cenário das próximas semanas traz um potencial elevado para a ocorrência de eventos extremos de precipitação sobre o centro-norte do Brasil, principalmente, na Região Nordeste.

Esse risco já havíamos discutido e apresentado no início do mês aqui na Meteored. No entanto, as novas atualizações dos modelos climáticos, principalmente do nosso modelo de confiança, o ECMWF, mantiveram o potencial de precipitação elevado e aumentaram a intensidade das anomalias para a segunda quinzena.

Mas quais são os fundamentos que podem confirmar esse cenário? Existem dois principais fatores: as águas mais aquecidas do Atlântico e o, o mais influente, a oscilação de Madden-Julian.

Oceano Atlântico mais aquecido e Madden-Julian muito favorável às chuvas

O oceano Atlântico Sul é um fator muito importante para o período úmido no Brasil, funcionando como uma fonte de umidade para o centro-norte do país. Quando aquecido, essa condição é mais favorecida. Assim, para as próximas semanas, esse fator será favorável para o aumento das chuvas no Norte e no Nordeste.

atlântico sul aquecido
Anomalia de temperatura da superfície dos oceanos para mês de março.

No entanto, o comportamento do Atlântico não é suficiente para provocar este aumento tão expressivo da precipitação, sendo a oscilação de Madden-Julian a responsável disso.

As previsões dos principais modelos de climáticos apontam para a atuação da Madden-Julian nas fases 8 e 1 e com forte intensidade, o que favorece a atividade convectiva no centro-norte do país, com maior expressividade sobre a Região Nordeste.

madden-julian
Previsão para a oscilação de Madden-Julian segundo os modeloes CFSv2 e ECMWF (dir.) e contribuição média da precipitação por fase da oscilação (esq.).

Assim, com uma fonte de umidade e um fator que ajuda na formação de nuvens de chuva, sendo o mais intenso desde 2015, há elevado potencial para eventos extremos de precipitação nas próximas semanas no centro-norte do Brasil.

A previsão do ECMWF traz condições extremas para o Nordeste

A última atualização do modelo ECMWF para 15 dias, aumentou a possibilidade de chuva para a segunda quinzena de março no centro-norte do país, incluindo a Região Centro-Oeste, a metade norte do Sudeste, o leste da Região Norte e todo o Nordeste.

A terceira semana de março é a com maior potencial das chuvas e quando a Madden-Julian está atuando nas fases 8 e 1. Em virtude do cenário de anomalias, há elevado potencial para eventos extremos de chuva sobre o Nordeste, o que pode acarretar em transtorno como alagamentos, inundações severas e deslizamentos de terra, principalmente na porção leste da Região.

chuvas Nordeste alerta
Anomalia de precipitação para a terceira semana de março, segundo o modelo ECMWF.

Na semana seguinte, as anomalias abrandam, mas ainda mostram a ocorrência das chuvas, que podem ser mais intensas no leste da Bahia até o estado do Espírito Santo.

alerta de chuvas Nordeste
Anomalia de precipitação para a quarta semana de março, segundo o modelo ECMWF.

Nas semanas seguintes, a tendência é de diminuição das chuvas em todo o Brasil, com exceção para o extremo norte, onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda deve influenciar em virtude do Atlântico mais aquecido.