Dieta mediterrânea pode reduzir em 75% os sintomas de psoríase, afirma novo estudo
Em um ensaio clínico randomizado com pacientes que sofriam de psoríase, foi observado uma melhora de pelo menos 75% dos sintomas da doença naqueles que consumiam uma dieta mediterrânea.

Mais uma vez um estudo mostrando os benefícios de uma boa alimentação à saúde. Primeiramente, vamos explicar o que é uma dieta mediterrânea:
A dieta mediterrânea (ou mediterrânica) é um tipo de alimentação focado em alimentos de origem vegetal (como frutas, legumes, grãos integrais, nozes, etc.) e em gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de peixe, etc.), com consumo bem moderado de laticínios (leite, queijos, iogurtes, etc.) e baixo ou nenhum consumo de carne vermelha (bovina) e alimentos processados (industrializados).
E um novo estudo publicado na revista científica JAMA Dermatology identificou que o consumo da dieta mediterrânea pode levar a uma redução de pelo menos 75% dos sintomas de psoríase em pacientes que sofrem com a doença de pele. Entenda melhor abaixo.
Os resultados do estudo
A psoríase é uma doença dermatológica crônica, não contagiosa, caracterizada pela formação de manchas brancas ou rosadas recobertas por um processo de descamação esbranquiçado. Ela se manifesta a partir de um quadro de natureza inflamatória, mas sua causa ainda não está bem explicada. As lesões mais comuns afetam os cotovelos, os joelhos e o couro cabeludo.
Para o estudo, foi realizado um ensaio clínico randomizado com 38 pacientes com psoríase leve a moderada: metade deles seguiram a dieta mediterrânea por 16 semanas (grupo intervenção), e a outra metade não seguiu nenhuma dieta (grupo controle).
Metade dos pacientes que seguiram a dieta mediterrânea tiveram uma melhora de pelo menos 75% nos sintomas, enquanto nenhum efeito semelhante foi observado no grupo controle. E essas melhorias ocorreram sem perda de peso significativa.

Além disso, os pacientes que adotaram esse tipo de dieta apresentaram ainda mais melhorias, como uma melhor qualidade de vida, sono melhorado e redução da ansiedade.
Estes efeitos positivos podem ser devido às propriedades anti-inflamatórias e cardiometabólicas da dieta mediterrânea, que atuam diretamente nos processos biológicos que desencadeiam os sintomas da psoríase.
A dieta contém altos níveis de vitaminas antioxidantes e de polifenóis, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e acalmar a inflamação.
O estudo mostra que, além das terapias tradicionais, uma dieta bem balanceada e saudável pode ser um complemento significativo ao tratamento da psoríase, auxiliando no controle dos sintomas e na saúde geral dos pacientes.
Referências da notícia
Mediterranean Diet and Patients With Psoriasis - The MEDIPSO Randomized Clinical Trial. 24 de setembro, 2025. Perez-Bootello, et al.
Mediterranean diet leads to 75% symptom reduction in patients with mild to moderate psoriasis. 26 de setembro, 2025. Sanjukta Mondal.