Crise ambiental: o papel pouco conhecido da biodiversidade na saúde mental das pessoas

Um estudo determinou que quanto maior a diversidade natural nos espaços verdes, maiores serão os benefícios para a nossa saúde mental. Saiba mais aqui.

natureza, biodiversidade
Estudo descobriu que aqueles que viviam perto de áreas naturais ricas em espécies de plantas e aves mostraram taxas mais baixas de problemas de saúde mental.

A literatura científica está repleta de estudos que relacionam o contato com a natureza com benefícios para a saúde mental humana, e isso é relevante para quem vive em cidades. Estima-se que o risco de desenvolver depressão e ansiedade, os dois transtornos mentais mais comuns no mundo, seja até 70% menor em pessoas que vivem perto de espaços verdes.

Mas a grande maioria dos estudos realizados não considerou até que ponto estes benefícios para a saúde mental dependem da diversidade natural.

Para abordar esta lacuna, uma equipe do King's College London, liderada por Andrea Mechelli, professora de Intervenção Precoce em Saúde Mental, se propôs a examinar se ambientes com um grande número de características naturais (como árvores, plantas, cursos de água e vida selvagem) trariam maiores benefícios para a saúde mental do que aqueles com uma menor variedade de características naturais.

A crise da biodiversidade

A crise da biodiversidade é a perda acelerada de variedade genética, espécies e ecossistemas devido às atividades humanas.

Durante muitos anos, a crise climática e a crise da biodiversidade foram tratadas como questões separadas. No entanto, não é possível limitar o aquecimento global a 1,5°C sem proteger e restaurar urgentemente a natureza.

youtube video id=w7GQZsGmW5Y

Considera-se que desde o século 17 pelo menos 778 espécies animais e 124 espécies vegetais foram registradas como extintas. Se incluirmos as extinções causadas pelo homem antes de 1600, o número sobe para mais de 2.000 espécies extintas.

Atualmente, existem mais de 157.100 espécies na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com mais de 44.000 espécies ameaçadas de extinção, entre elas: 41% dos anfíbios, 37% dos tubarões e raias, 36% dos corais formadores de recifes, 34% das plantas coníferas, 26% dos mamíferos e 12% das aves.

Quanto mais selvagem, mais benefícios

O estudo foi realizado entre abril de 2018 e setembro de 2023. Os dados foram coletados por meio de um aplicativo chamado Urban Mind, que mede a experiência do usuário na vida urbana e rural. Quase 2.000 pessoas submeteram 41.000 avaliações do seu ambiente e bem-estar mental ao longo do dia.

Uma das principais conclusões é que os espaços verdes com grande diversidade natural trazem mais benefícios para a saúde mental do que aqueles com baixa diversidade natural. Os participantes atribuíram quase um quarto deste impacto positivo à diversidade natural – e relataram que os benefícios podem durar até oito horas.

Por outro lado, o estudo sugere que os benefícios da natureza para o bem-estar mental podem ser maximizados através da proteção e promoção da biodiversidade nos nossos ambientes naturais. Embora a natureza representada por áreas de vegetação bem cuidadas, como jardins regularmente mantidos e parques gramados, seja saudável, a biodiversidade é baixa. Em contrapartida, em espaços como prados selvagens e cursos de água, proporcionam um habitat mais atraente para uma maior variedade de plantas e animais.

Reserva Ecológica Costanera Sur, Buenos Aires
A Reserva Ecológica Costanera Sur é uma zona úmida urbana. Reúne a maior biodiversidade da cidade de Buenos Aires e se estende por 350 hectares.

As conclusões foram consistentes com outros estudos sobre os impactos benéficos de vários habitats naturais na saúde mental. Foi indicado que aqueles que viviam perto de áreas naturais ricas em espécies de plantas e aves relataram taxas mais baixas de problemas de saúde mental, mesmo depois de ter em conta as diferenças sociais e económicas entre os participantes. E esses benefícios podem ser experimentados através de breves encontros diários com a natureza biodiversa.

Sentidos estimulados

A natureza mais biodiversa oferece mais estímulo aos sentidos, o que pode melhorar a concentração, reduzir a fadiga mental e restaurar recursos cognitivos, como memória e capacidade de atenção. Além disso, as pessoas que vivem dentro ou perto de um espaço natural tendem a passar mais tempo fazendo exercícios ou socializando ao ar livre, o que promove a liberação de endorfinas e outros hormônios que melhoram o humor.

youtube video id=IwnBFvttUA0

Você não precisa viver permanentemente perto de um espaço verde diversificado para experimentar esses benefícios. Uma curta caminhada, alguns minutos de relaxamento em contato com diversos ambientes naturais são suficientes para reduzir os níveis de estresse e melhorar o bem-estar mental.

Estes espaços verdes desempenham um papel essencial na redução de poluentes e na regulação das temperaturas, ao mesmo tempo que ajudam a proteger contra condições físicas crônicas, como alergias e asma.

A biodiversidade é crítica não apenas para a saúde do nosso planeta, mas também para a saúde mental humana. A biodiversidade deve ser considerada parte da infraestrutura vital das nossas cidades.

Hammoud, R. et al. Smartphone-based ecological momentary assessment reveals an incremental association between natural diversity and mental wellbeing. Scientific Reports, 14, 2024.