Como uma seca histórica consolidou definitivamente o skate na cultura global

Uma nova análise descreve como um evento climático adverso poderia consolidar novas práticas culturais e dar origem a uma indústria milionária.

skatista
O skate consolidou-se definitivamente na década de 70, impulsionado por um fenômeno climático.

Nós já sabemos. As sociedades se adaptam ao clima, aprendem a enfrentar as suas intempéries e a tirar partido das suas características e oportunidades. Assim, pode acontecer que um evento climático específico – inicialmente negativo – acabe instalando práticas socioeconômicas permanentes.

Isso aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos, onde a marca do Oceano Pacífico é percebida nas ruas, nas casas, nas roupas e também em atividades como o surf, que depois de dominar o cenário por duas décadas, encontrou, na década de 70, um descendente que se tornaria uma cultura global: o skate.

E uma megaseca foi crucial nisso.

A história remonta à década de 1960, quando, devido ao boom econômico, milhares de californianos construíram piscinas nos quintais das suas casas. Os registros dizem que 150.000 piscinas foram instaladas na Califórnia naqueles anos. 60% deles tinham o famoso formato de rim, com fundo e paredes curvas.

Mas a década de 1970 poria fim à prosperidade com uma seca extrema que se instalou na região. Na verdade, 1977 foi o ano com menos chuvas de todo o século 20 na Califórnia. Os rios Colorado e Sacramento tiveram os caudais mais baixos em décadas, os reservatórios atingiram mínimos históricos e as perdas econômicas foram estimadas em 3 bilhões de dólares.

Diante deste cenário, as autoridades emitiram uma série de medidas para reduzir o uso doméstico de água. Uma delas foi decisiva: a proibição de encher as piscinas com água corrente.

Como resultado, esses quilômetros de piscinas deixaram de ser piscinas e se tornaram espaços de recreação para centenas de entusiastas do que então era chamado de “patinação vertical”.

Essa análise histórica é apresentada em estudo publicado recentemente na PNAS Nexus, que avalia os fatores que coincidiram no espaço e no tempo para que o skate profissional se estabelecesse em Los Angeles em 1977.

skate
Los Angeles se tornou o epicentro da cultura global do skate

Os autores afirmam que esta prática não poderia ter começado em nenhum outro lugar e em qualquer outro momento. Seu trabalho visa mostrar como as mudanças ambientais podem afetar o comportamento humano e estimular a inovação cultural e técnica.

O artigo se chama “Seca como gatilho para a rápida ascensão do skate profissional no sul da Califórnia na década de 1970”. Explora por que o esporte e as qualidades culturais e comportamentais que o acompanham se desenvolveram no sul da Califórnia na década de 1970 e não em outros lugares, antes ou depois.

Os outros termos da equação

Conforme descreve a obra, no final da década de 70 o skate se profissionalizou e o esporte começou a influenciar a música e a moda.

Embora os autores identifiquem a seca e as piscinas vazias como gatilhos para uma cultura skatista que se espalhou pelo mundo, eles também apontam outros fatores que se uniram para que isso acontecesse.

Entre eles, mencionam o surgimento de novos materiais para rodas de skate de alto desempenho e “um espírito empreendedor próspero, que formou um contexto socioambiental único para a rápida ascensão do skate profissional”.

Além disso, entre os fatores que alimentaram o boom da atividade, identificaram também a invenção das câmeras de vídeo portáteis no início da década. de 1980.

Isso ajudou, em pouco tempo, o skate a começar a estrelar filmes, videoclipes e revistas, e a skatistas profissionais a se tornarem estrelas da mídia global.

O nosso estudo mostra que os desencadeadores climáticos locais podem ter impactos importantes e inesperados na sociedade humana e nem todos são negativos; neste caso, uma seca na Califórnia levou ao desenvolvimento de uma enorme indústria”, disse o autor principal, Professor Ulf Büntgen, do Departamento de Geografia de Cambridge.

Referências de notícias:

Ulf Büntgen, Clive Oppenheimer, Paco Li, Michael Frachetti, Jan Esper, Max CA Torbenson, Paul J Krusic, La sequía como desencadenante del rápido aumento del skate profesional en el sur de California de la década de 1970, PNAS Nexus, volumen 2, número 12, diciembre de 2023, pgad395, https://doi.org/10.1093/pnasnexus/pgad395