Clima espacial: atividade solar intensa afetando a vida na Terra

Observamos o clima um pouco acima do habitual no céu, ao fazermos a pergunta: o que é o clima espacial e como ele pode nos afetar?

atividade solar
Explosões solares e ejeções em massa disparam da superfície do Sol.

Todos nós sabemos que o clima na atmosfera da Terra pode causar estragos em nossas vidas cotidianas, basta notar o caos gerado pelas tempestades Ciara e Dennis. Mas, não são apenas estes fenômenos ocorrendo bem perto de nossos lares que podem nos trazer problemas: as tempestades do clima espacial também podem nos prejudicar.

O que é o Clima Espacial?

Os ingredientes básicos do clima espacial são fornecidos pelo Sol, que ejeta continuamente uma grande quantidade de radiação eletromagnética e de partículas eletricamente carregadas para o espaço. Este fluxo contínuo que sai do Sol é conhecido como vento solar e é periodicamente acompanhado por ejeções de massa coronal (grandes explosões de material disparadas da superfície do Sol) e explosões solares (explosões de radiação eletromagnética).

A ejeção de partículas e de radiação é impulsionada pelo campo magnético do Sol, que é criado pelo movimento de turbilhão do plasma eletricamente carregado dentro da própria estrela. Na Terra, a movimentação do ferro fundido no núcleo externo do planeta acaba criando nosso próprio campo magnético. Que sorte para nós, habitantes da Terra, pois o campo magnético se comporta como um campo protetor que nos mantém a salvo do pior vento solar que possa ocorrer.

Como isto pode nos afetar?

A manifestação mais familiar do vento solar que chega à Terra são as luzes do norte (ou do sul), luzes verdes e azuis etéreas, mas inofensivas, que surgem no céu. Estas luzes são causadas pela interação do vento solar com o campo magnético da Terra. No entanto, o clima espacial pode ser muito prejudicial.

Felizmente, os seres que habitam a superfície terrestre não têm muito a temer graças ao nosso campo magnético. Mas, e os sistemas elétricos que podem ser afetados por partículas eletromagnéticas e pela radiação?

As chegadas de partículas carregadas e de radiação na alta atmosfera da Terra são raras, porém, consideráveis, pois elas podem interromper os satélites que usamos para comunicação e navegação e até causar blecautes elétricos. Embora perder o acesso ao seu sinal de GPS por algumas horas possa, por exemplo, atrasar uma reunião, tal necessidade para uma ambulância ou um carro de bombeiros pode ser uma questão de vida ou morte.

O que podemos fazer em relação a isto?

Então, o que podemos fazer para defender nossa infraestrutura crítica dos “bombardeios” do Sol? Não temos como impedir o Sol de expelir plasma, mas podemos pelo menos tentar prever tal fato. Prever o clima espacial não é um trabalho fácil, pois requer uma compreensão muito boa das mudanças e movimentos dos ventos solares, bem como de sua interação com o Sol e a Terra. Mas, quando as pessoas sabem o que esperar de uma tempestade solar, elas podem se precaver colocando os satélites em modo de segurança ou estabelecendo planos de contingência para redes de energia. Desde 2014, o UK Met Office produz previsões diárias do clima espacial.

Felizmente, o clima espacial extremo é um fenômeno raro, mas que pode se tornar mais perigoso à medida que o mundo progride cientificamente e se torna mais depende de tecnologias como os satélites. Com alguma sorte, as capacidades de previsão também melhorarão e poderemos continuar a desfrutar da aurora boreal por muito tempo no futuro.