Inglaterra: bilhões em meteorologia para desenvolver supercomputador

Quase 7 bilhões de reais, este é o investimento que a Inglaterra fará em tecnologia para meteorologia com o intuito de desenvolver um supercomputador capaz de prever mais rapidamente e mais precisamente o tempo e o clima.

supercomputador para previsões de tempo e clima
A Inglaterra é referência global em avanços meteorológicos, porém o país quer ir além em busca do mais poderoso supercomputador para previsões de tempo e clima.

Sem dúvida a Inglaterra entende a importância da meteorologia. Para quem conhece a história da previsão numérica de tempo e clima sabe que tudo nasceu com as ideias do inglês Lewis Fry Richardson. Hoje, 70 anos depois da primeira previsão numérica de tempo em um computador (ENIAC) utilizando as ideias de Richardson, a Inglaterra mais uma vez quer dar um passo para o futuro com o desenvolvimento do mais poderoso supercomputador para previsões de tempo e clima.

Espera-se que o supercomputador seja o mais tecnologicamente avançado e será gerido pelo Met Office. O atual supercomputador do Met Office, que deve chegar ao fim de sua vida útil no final de 2022, está entre os 50 computadores mais poderosos do mundo e contém armazenamento suficiente para guardar mais de 100 anos de filmes em HD.

O governo espera que a tecnologia ajude as comunidades a se prepararem melhor para as perturbações de tempo e clima, como a das recentes tempestades Dennis e Ciara. O supercomputador em si deve custar 854 milhões de libras, com os fundos restantes destinados ao investimento na rede de observações e nos escritórios do programa do Met Office, por um período de 10 anos, de 2022 a 2032. Os dados desse novo supercomputador serão usados para produzir:

  • Previsões de chuvas mais sofisticadas, ajudando a Agência Ambiental a implantar rapidamente defesas móveis contra inundações.
  • Melhor previsão nos aeroportos para que eles possam planejar possíveis interrupções.
  • Informações mais detalhadas para o setor de energia para ajudá-los a mitigar os possíveis blecautes e surtos de energia.
  • Produzir estudos de mudanças climáticas.

Com o governo anunciando seu “Ano de Ação Climática”, as notícias demonstram ainda que o Reino Unido está liderando o exemplo antes de sediar a conferência climática da ONU COP26, onde o mundo se reunirá para acordar ações mais ambiciosas. O novo supercomputador também fortalecerá os recursos de supercomputação e tecnologia de dados do Reino Unido, impulsionando a inovação e aumentando as habilidades de classe mundial em supercomputação, ciência de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial.

O Met Office está na vanguarda da supercomputação, usando sua tecnologia atual para impulsionar os avanços nas previsões meteorológicas. Como resultado, previsões meteorológicas detalhadas para o Reino Unido agora ocorrem a cada hora e não mais a cada 3 horas, fornecendo atualizações cruciais e oportunas quando o tempo extremo se aproxima.

O benefício disso foi sentido recentemente: as grandes tempestades Ciara e Dennis foram previstas com 5 dias de antecedência, permitindo que os conselhos locais e serviços de emergência preparassem e instigassem planos de resiliência. Da mesma forma, a Agência do Meio Ambiente usou as mais recentes projeções climáticas do Met Office no Reino Unido, definindo possíveis cenários futuros de inundações e como o financiamento pode ser melhor alocado.