Os impressionantes dados e imagens deixadas pela tempestade Dennis

A tempestade Dennis atingiu dados recordes ao passar pelo oceano Atlântico Norte, onde os ventos fortes, a tempestade em alto mar e as inundações voltaram a ser notícia. Aqui, mostraremos os registros e as imagens mais impressionantes.

Nas últimas horas, a tempestade Dennis deixou imagens e dados surpreendentes em seu trajeto pelo Atlântico Norte, onde rajadas de ventos fortes, tempestades no mar e inundações se tornaram notícia nas mesmas áreas que foram afetadas pelo Ciara, assim como por outras tempestades profundas associadas à intensa circulação zonal que está na ativa há algumas semanas.

No último sábado (15), Dennis registrou uma pressão atmosférica mínima de 920 hPa, a segunda mais baixa já registrada no Atlântico Norte, superada apenas pela pressão de 913 hPa da tempestade Braer, cujo centro passou perto das Ilhas Britânicas em 11 de janeiro de 1993. Felizmente, nesta ocasião, o centro da tempestade em seu momento mais intenso permaneceu entre a Islândia e o arquipélago britânico. Para fins de comparação, o furacão Andrews, de categoria 5, teve uma pressão central de 922 hPa, embora deva-se lembrar que os processos de formação e a área de atuação de ciclones tropicais e de ciclones extratropicais como Dennis, são muito diferentes.

Mesmo assim, próximo ao seu centro, a força do vento tem sido semelhante à de um furacão, com rajadas máximas acima dos 255 km/h em Hafnarfjall, na Islândia, a 40 quilômetros do oeste de Reykjavik. Em muitas outras áreas do país, no Reino Unido e na costa Atlântica da França, as rajadas passaram dos 140 km/h, causando numerosos danos materiais e prejudicando os tráfegos aéreo, ferroviário e marítimo.

Além disto, neste fim de semana houve inundações no oeste da Irlanda e no Reino Unido, devido às chuvas intensas e persistentes associadas à tempestade Dennis. Nas próximas horas, a situação tende a melhorar pouco a pouco, embora, de acordo com os modelos, pareça que, de curto a médio prazo, continuaremos com esta circulação atmosférica zonal intensa.

Outra das singularidades de Dennis foi a sua interação com um rio atmosférico proveniente da Flórida que, juntamente com o contraste entre as duas massas de ar distintas, provocou o seu aprofundamento (intensificação) de forma extremamente rápida em poucas horas, um processo que é mais conhecido como ciclogênese explosiva.