Amásia, o próximo supercontinente que mudará o mapa da Terra

Você consegue imaginar uma "nova" Pangeia? Uma pesquisa recente propõe o movimento que nosso planeta apresentaria para formar um supercontinente desconhecido. Quando isso aconteceria? Te contamos aqui.

Pangea, imagem de satélite, Lua ao fundo
A dinâmica do nosso planeta pode nos surpreender constantemente, e a ciência nos ajuda a fornecer informações confiáveis sobre ele.

De certa forma, a ciência desperta no ser humano uma curiosidade que se mantém por gerações através do conhecimento emergente. Por exemplo, em respeito à formação dos nossos continentes, acredita-se que sua origem esteja ligada a dois movimentos essenciais: introversão e extroversão.

A introversão implica o fechamento dos oceanos internos nascidos durante a ruptura do supercontinente anterior. Já a extroversão está relacionada ao fechamento do super oceano externo anterior. Mas apesar de todos os avanços tecnológicos, todo o processo ainda não está claro.

Novidades interessantes do nosso planeta

Um estudo publicado na National Science Review aborda essas incertezas por meio de modelagem geodinâmica 4D, utilizando formas tectônicas realistas. Os resultados mostram que o limite elástico de litosfera oceânica desempenha um papel fundamental na determinação do caminho para a criação de um supercontinente.

Pangeia, mapa, cores
O limite elástico da litosfera é entendido como a tensão máxima que esta camada da Terra pode suportar sem ser afetada por deformações permanentes.

Outro aspecto importante a ser observado é que a introversão (fechamento dos oceanos) só foi possível no período pré-cambriano. O Pré-Cambriano é o estágio mais longo do tempo geológico, os primeiros quatro bilhões de anos do nosso planeta. Em suma, foi um período de testemunho da origem da vida.

Quando e como se formará Amásia?

Para começar, não estaremos aqui, nem nossas gerações futuras mais próximas. Será necessário esperar entre 200 e 300 milhões de anos para que o supercontinente "Amásia" se forme em nosso planeta através do fechamento do oceano Pacífico.

Um fato curioso é que "Amásia" é uma palavra formada pelos termos América e Ásia. Isto por que o estudo revela que a colisão dos dois continentes daria origem à sua criação. Somado a isso, a Austrália seria uma espécie de "amálgama" entre a América e a Ásia, causando o fechamento total do Oceano Pacífico.

Desta forma, dentro de cerca de 280 milhões de anos teríamos um único supercontinente em nosso planeta. O Oceano Pacífico deixaria de existir e tudo estaria interligado. Um cenário da Terra que ocorre a cada 600 milhões de anos.