A morte seria “programada” pelo nosso relógio biológico, segundo cientistas de Harvard

A ciência forneceu evidências de que o nosso ritmo biológico pode influenciar o momento final das nossas vidas. Variantes genéticas sugerem uma ligação entre o nosso relógio biológico e a morte.

Relógio biológico
O conceito de “relógio biológico” é usado para descrever os ciclos internos do nosso corpo que regulam o sono, a vigília e outros processos fisiológicos.

A natureza nos apresenta uma sinfonia de ciclos e padrões e, entre eles, um dos mais intrigantes é o nosso relógio biológico. Segundo a ciência, isso não só determina quando acordamos e dormimos, mas também influencia o momento do nosso último suspiro.

De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard (HMS), nos Estados Unidos, publicada em 2012 na revista Annals of Neurology, existe uma variante genética comum que não só influencia se você é madrugador ou noturno, por exemplo, mas também pode prever a hora do dia em que você tem maior probabilidade de morrer.

Além do sono: ritmo circadiano de vida e morte

Durante décadas, os cientistas observaram como algumas famílias parecem herdar preferências por acordar cedo ou tarde da noite, sugerindo a existência de fatores genéticos por trás dos nossos ritmos de sono.

O estudo identificou um gene denominado “Período 1”, e próximo a esse gene existe uma variante que pode ser de três tipos: A-A, A-G e G-G. Acontece que as pessoas com tipo A-A tendem a acordar cerca de uma hora mais cedo do que as pessoas com tipo GG. Aquelas com tipo A-G estão em algum lugar intermediário.

Surpreendentemente, esta mesma variante genética também parece afetar o momento da nossa morte. A pesquisa mostrou que pessoas com o genótipo AA ou AG têm maior probabilidade de morrer pouco antes das 11h, enquanto aquelas com o genótipo GG tendem a partir perto das 18h.

Esta descoberta sublinha a profunda influência que o nosso relógio biológico tem em toda a nossa existência.

E quanto à possível data da morte?

Aqui entramos em um terreno muito mais imprevisível, mas ao qual a ciência procura dar uma resposta, considerando também que existem diversos fatores que influenciam o momento da nossa morte.

morte
Alguns relatórios apontam o sábado como o dia com maior probabilidade de morte, devido a fatores como overdoses de drogas, acidentes automobilísticos e eventos relacionados com armas de fogo.

Estatísticas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostram que os meses de inverno, janeiro e dezembro, em particular, tendem a ser os mais mortais.

A análise de milhões de certidões de óbito revela que o dia mais mortal é o Dia de Ano Novo, um padrão que se repete independentemente das causas naturais de morte.

Em um comunicado à imprensa, o Dr. Donald Lloyd-Jones, presidente voluntário da ONG American Heart Association, disse: “As férias são uma época agitada e muitas vezes estressante para a maioria de nós. As rotinas são interrompidas; podemos tender a comer e beber mais, fazer menos exercícios e relaxar".

Implicações para a saúde e o futuro

Este fascínio/obsessão da ciência pelo estudo da genética e da morte é uma questão que pode ir além da pura curiosidade, pois pode abrir novas portas no campo da medicina.

Ao identificar marcadores genéticos como o descoberto neste estudo, os pesquisadores podem adaptar intervenções e tratamentos médicos aos ritmos biológicos individuais.

Este conhecimento poderá levar a um melhor planejamento dos horários de trabalho, melhorias no tratamento de distúrbios do sono e refinamento no calendário dos procedimentos médicos.

À medida que continuamos a explorar os intrincados detalhes do nosso relógio interno, estamos mais perto de aproveitar todo o seu potencial para melhorar a nossa qualidade de vida e compreender mais profundamente a nossa própria natureza.

Referência da notícia:

Andrew, S. P. et al. A common polymorphism near PER1 and the timing of human behavioral rhythms. Annals of neurology, v. 72, n. 3,2012.