A hora do dia em que você se exercita pode reduzir o risco de morte, revelam cientistas australianos

Uma pequena mudança no estilo de vida pode fazer uma grande diferença na sua saúde. Nova pesquisa identifica o momento ideal para praticar exercício físico e reduzir o risco de morte e de eventos cardiovasculares.

silhueta de uma pessoa andando com seu cachorro
Algo tão pequeno como escolher dar um passeio à tarde em vez de de manhã reduzirá significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, matando mais de 650.000 pessoas nos Estados Unidos a cada ano, por exemplo. No entanto, nem todos correm o mesmo risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Pessoas com diabetes tipo 2 e pessoas obesas têm um risco muito maior de desenvolver doenças cardiovasculares fatais.

Mas nem toda a esperança está perdida para estas pessoas. Foi demonstrado que o exercício aeróbico reduz o risco de mortalidade neste grupo de adultos. No entanto, existe uma maneira de maximizar os benefícios do exercício moderado a vigoroso: o tempo. Uma pesquisa recente da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriu que o exercício noturno é melhor para reduzir as taxas de mortalidade neste grupo predisposto.

Menor risco de doenças cardiovasculares associadas ao exercício noturno

Os pesquisadores coletaram amostras de 29.836 adultos com obesidade ao longo de quase 8 anos e monitoraram quando eles alcançaram movimentos aeróbicos de mais de 3 minutos. Os participantes foram convidados a usar um dispositivo portátil que monitorasse a frequência cardíaca. Foi contabilizada qualquer atividade que aumentasse sua frequência cardíaca por 3 minutos, como subir escadas, caminhar rapidamente, correr ou até mesmo limpar a casa vigorosamente.

Eles foram rastreados pelo dispositivo durante uma semana, e depois foram monitorados por um banco de dados de saúde por 7 a 9 anos para ver sua trajetória. Das 1.425 mortes durante o estudo, o grupo de exercícios noturnos apresentou uma taxa de risco de apenas 0,39. Os atletas matinais tiveram um desempenho muito pior, com uma taxa de 0,67. O estudo também encontrou resultados semelhantes para eventos cardiovasculares.

Uma descoberta importante para a saúde

Este é o primeiro desse tipo a encontrar esses resultados em uma escala tão ampla. Embora os pesquisadores prevejam a necessidade de mais pesquisas para solidificar as descobertas, este é um passo simples que os médicos podem recomendar aos seus pacientes. Mudar do exercício pela manhã para o exercício à noite é uma mudança fácil que pode salvar vidas.

Os profissionais de saúde podem considerar recomendar o aumento do exercício noturno como prática preventiva e de manejo para pessoas predispostas a problemas cardiovasculares. Reduzir o risco em quase um terço é enorme para uma mudança tão pequena no estilo de vida.

Os pesquisadores não relacionaram o vigor da atividade com o tempo, mas é provável que uma maior intensidade de treino aumente esses benefícios. Pesquisas como esta são extremamente importantes, pois as doenças cardiovasculares continuam a ser a causa de 1 em cada 5 mortes nos EUA e a causa de milhões de mortes anualmente em todo o mundo.

Referência da notícia:

Sabag, A. et al. Timing of Moderate to Vigorous Physical Activity, Mortality, Cardiovascular Disease, and Microvascular Disease in Adults With Obesity. Diabetes Care, 2024.