A Lua está se afastando da Terra. E quais as consequências disso?

É um fato: a Lua está se afastando da Terra. Porém, até ao ponto de escapar de sua órbita? Os cientistas estão investigando as possíveis causas deste evento através do nosso passado geológico e outros métodos. Saiba mais aqui.

Lua e Terra
Nos últimos 2,5 bilhões de anos, nosso satélite natural se “desprendeu” lentamente da Terra.

Se você pensava que a Lua girava em torno da Terra sem alterar sua translação e que continuaria assim pelos próximos milênios, você aprenderá que isso na realidade é incerto. Nosso satélite natural está se afastando gradualmente do planeta e conseguimos verificar isso desde que a NASA instalou painéis refletivos na superfície lunar em 1969 durante as missões Apollo. Desde então, foram lançados raios laser desde a superfície da Terra que permitiram conhecer com precisão a taxa anual de distanciamento da Lua.

A distância do nosso único satélite natural é imperceptível ao olho humano.

O primeiro cientista a notar essa singularidade foi Edmond Halley há quase 300 anos atrás, que depois de estudar os registros de antigos eclipses conseguiu chegar a essa conclusão. Estima-se que esse recuo se deva ao atrito exercido pelas marés sobre os oceanos, que influencia a velocidade de rotação da Terra: ao desacelerá-la, a perda de momento angular resultante é compensada pela aceleração da Lua, fazendo com que se afaste cada vez mais.

Agora foi demonstrado que a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de cerca de 3,8 cm a cada ano. Pesquisadores da Universidade de Utrecht e da Universidade de Genebra colocaram em prática diferentes métodos para determinar o passado lunar. O recuo da Lua foi estudado em diferentes ocasiões: às diferentes teorias, algumas novidades são adicionadas. Os sinais recentes foram encontrados em camadas de rochas antigas da Terra.

Relação entre sedimentos e ciclos de Milankovitch

Na Austrália Ocidental, cientistas do estudo encontraram evidências geológicas de 2,5 bilhões de anos. Nas camadas sedimentares do Parque Nacional Karijini, outrora depositadas no fundo do oceano e agora encontradas na crosta terrestre, foram identificados intervalos regulares de rochas de diferentes espessuras e cores. Essas variações nos padrões das rochas podem estar relacionadas aos "ciclos de Milankovitch".

Além de afetar o clima da Terra por longos períodos de tempo, os ciclos de Milankovitch influenciam no distanciamento da Lua, especificamente por meio de um deles: o ciclo de precessão climática. O movimento de precessão da Terra ou mudança de orientação do eixo de rotação da Terra foi alterado ao longo do tempo. Atualmente tem um ciclo com duração de 21.000 anos, mas esse período teria sido mais curto no passado, quando a Lua estava mais próxima da Terra, conforme detalhado no estudo.

Como o afastamento da Lua afetaria a Terra?

Primeiro, à medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficarão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. E devido à menor influência gravitacional da Lua sobre o Planeta, as marés não seriam mais tão marcantes. Mesmo assim, continuarão existindo, ainda que leves, devido ao efeito do Sol.

O aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas, juntamente com a influência do ciclo nodal lunar, causará um aumento dramático na quantidade de inundações até 2030, afirma a NASA.

Uma coisa é certa: não precisamos nos preocupar com sua ausência, porque ela nunca escapará da atração da Terra. Em certo momento, acontecerá que a Lua e a Terra chegarão a um equilíbrio e a Lua deixará de se afastar.