O impacto das mudanças climáticas na biodiversidade é uma preocupação atual. Um novo estudo publicado na Nature mostra que espécies marinhas são mais vulneráveis ao aumento de temperatura do que espécies terrestres.
O impacto das mudanças climáticas na biodiversidade é uma preocupação atual. Um novo estudo publicado na Nature mostra que espécies marinhas são mais vulneráveis ao aumento de temperatura do que espécies terrestres.
Um novo relatório divulgado pela ONU alerta: a fauna e flora terrestre estão sendo destruídas numa velocidade nunca vista na história da humanidade! Cerca de 25% dos animais e plantas da Terra estão à beira da extinção.
A Oscilação Quase Bienal é uma variação regular dos ventos que sopram bem acima do equador. Estes ventos são fortes e escoam dentro da estratosfera ao redor planeta. Aproximadamente a cada 14 meses, esses ventos mudam completamente de direção. Mas por que isso é importante?
Os manguezais e marismas são capazes de estocar mais que o dobro de carbono do que florestas tropicais como a Amazônia. Esses ecossistemas são importante reguladores do clima e, consequentemente, nossos aliados no controle do aquecimento global.
Em qual dia se inicia o inverno no hemisfério sul? A resposta para essa pergunta depende se você está referindo ao inverno astronômico ou ao inverno meteorológico!
Sendo um fenômeno meteorológico comum durante o inverno, os nevoeiros se formam em condições atmosféricas específicas. Eles apresentam sérios riscos ao tráfego aéreo, terrestre e marítimo devido à redução da visibilidade, entre outros problemas.
Na semana de seu aniversário, o telescópio espacial Hubble trouxe novas informações sobre o processo de expansão do nosso Universo. Novos dados mostram que a taxa de expansão do Universo mudou desde o Big Bang e ainda falta uma nova teoria física para explicar esse processo.
O vento é um importante elemento meteorológico que faz parte do nosso dia a dia, eles descrevem as condições do tempo em determinado lugar e compõe a grande circulação atmosférica global. Mas o que dá origem aos ventos?
O planeta tem sofrido nos últimos séculos uma grande redução de biodiversidade e há evidências de que já estamos vivendo um evento de extinção em massa. Mudanças climáticas, poluição e mau uso dos recursos naturais são os responsáveis.
Mundialmente, o Brasil é um país conhecido por lugares quentes e úmidos como o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica. O frio e a neve não é algo que vem à mente das pessoas. No entanto, apesar de rara em grande quantidade, várias cidades brasileiras recebem neve anualmente.
Estudo recente mostra que o aumento das emissões de gases do efeito estufa está relacionado com a maior ocorrência de eventos extremos. Esses eventos são ligados ao comportamento do jatos de altos níveis, que está mudando impulsionado, principalmente, pelo rápido derretimento do Ártico.
Extremos climáticos ao longo da história como intensas ondas de frio e calor possuem relação com as ondas de Rossby. Elas são bastante investigadas pelos cientistas na compreensão desses extremos. Vamos saber mais sobre elas?