Você está disposto a comer insetos pelo bem do planeta?

Nesse artigo te proponho a pensar em uma alimentação saudável através de uma dieta com insetos, mas o mais importante é que vamos cuidar do planeta, evitando o aquecimento global.

Vamos ajudar o planeta das mudanças climáticas comendo insetos, aliás cupins são bem gostosos.
Vamos ajudar o planeta e evitar as mudanças climáticas comendo insetos, aliás cupins são bem gostosos.

Quero te convidar pra jantar na minha casa e já te adianto: Vamos falar sobre cuidar do planeta, aquecimento global e mudanças do clima. Quando você chega tem um macarrão delicioso com lavras de besouro, salada salpicadas com deliciosas formigas. Calma, eu não esqueci da sobremesa: paçoca de grilos.

Você pode não apreciar o meu cardápio, mas acredite ele está nas receitas de chefs renomados, da alta gastronomia, como o dinamarquês René Redzepi e o brasileiro Alex Atala.

O holandês Arnald van Huis, pesquisador famoso, entomologista (estudioso de insetos como alimento para humanos), afirmou que uma dieta com insetos é muito saudável e além do mais você vai cuidar do planeta com essa alimentação.

Que papo é esse?

O Rio Grande do Sul, por exemplo, nesse período de La Niña, está sofrendo com uma escassez hídrica significativa. Para propor ao gaúcho comer inseto em vez de carne teríamos que ter bons argumentos.

O pesquisador Huis explicou que os insetos produzem muito menos gases de efeito estufa que a carne e acrescentou, produz também muito menos amônia, além do mais para criar precisam de bem menos espaço e o importante nesse momento para a região sul, por exemplo: menos ÁGUA.

Um exemplo que os insetos são do time que querem bem ao planeta: Os grilos produzem até 80% menos metano do que o gado e de 8 a 12 vezes menos amônia do que os porcos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Alguns conceitos importantes

A amônia é um gás altamente poluente que causa acidificação do solo, afeta as águas subterrâneas e provoca danos ao ecossistema.

O metano é um gás de efeito estufa e tem impacto no aquecimento global. É mais potente que o gás carbônico (CO2).

Pegada de carbono é o cálculo da emissão total de gases de efeito estufa (GEEs), incluindo o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Sim, os insetos são uma boa fonte de proteína, mas o que vamos considerar aqui é o fato que sua produção usa menos recursos da terra, ÁGUA, como já citamos, menos ração, menos combustível de transporte e menos trabalho humano em comparação com o gado, ou seja, a pegada de carbono é muito menor.

Para o futuro precisamos pensar que vamos aumentar a produção de alimentos, porque a população está crescendo, mas ao mesmo tempo diminuir nossas emissões de carbono.

O Greenpeace, organização não governamental ambiental, calculou, com base em dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e levou em consideração os 20 primeiros dias de agosto de 2019, que 90% das queimadas em áreas de agronegócio na Amazônia são para criar gado. Em contrapartida você pode criar grilos e larvas, de forma mais sustentável, em caixas/gavetas.

"Cupins são bem gostosos de comer puros. Grilos e gafanhotos também. Larvas-de-farinha eu já gosto um pouco menos, disse Arnold Van Huis."

Você sabia que o escritor do Sítio do Pica Pau Amarelo, Monteiro Lobato, comia insetos? Chamou os grilos de “camarões do céu” e em relação às formigas dizia que a bunda da saúva é “o caviar do Vale do Paraíba”. Ele se referiu ao Vale do Paraíba onde se consome muito a tanajura (formiga-saúva) ou içá.

Saudações Meteorológicas!